28/10/20 12h04

Expansão do trem até César poderá fortalecer comércio e indústria

Representantes de setores da economia defendem mobilização para ampliar a circulação dos subúrbios até o distrito

O Diário de Mogi

Lideranças do comércio e indústria de Mogi das Cruzes apoiam a extensão da circulação dos trens de subúrbio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até César de Souza. Além de melhor qualidade de vida à população que mora ou se desloca diariamente para o distrito, o investimento no transporte ferroviário resultaria em inúmeros outros benefícios, principalmente econômicos, incluindo a atração de novos estabelecimentos comerciais e industriais para a região leste da cidade, um dos vetores de desenvolvimento.

No final de semana, O Diário publicou reportagem especial sobre a mobilização popular para a expansão do trem até César de Souza, com argumentos de engenheiros.

A reivindicação para ampliar a operação dos trens até César de Souza tem como respaldo o crescimento que o distrito vivencia desde 1990. Hoje são 94 indústrias, 21 escolas, uma emissora de TV e cerca de 120 comércios na área de 29 quilômetros quadrados distribuída em 14 bairros.

O último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2010, apontou 45 mil moradores no local, mas na última década, milhares de unidades habitacionais foram construídas e mais 20 mil moradores devem ser atraídos, segundo expectativa da Prefeitura Municipal, por novos loteamentos.

O presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), Marco Zatsuga, confirma que o distrito é um dos que mais cresceram nos últimos anos e ainda concentra grande potencial, o que o torna um dos grandes polos comerciais do município.

“Essa característica faz com que, além dos moradores, Braz Cubas seja movimentado por um grande volume de trabalhadores oriundos de outras regiões de Mogi das Cruzes e cidades vizinhas”, avalia Zatsuga.

Estas características, na opinião do presidente da ACMC, justificam a importância do investimento no trecho de cinco quilômetros de linha férrea entre as estações Estudantes e César de Souza para ampliar a operação dos trens de subúrbio. “Ter  mais de um tipo de transporte público para atender esse fluxo de pessoas é um diferencial para qualificar ainda mais o distrito, que já é cortado pela linha férrea”, acrescenta Zatsuga.

Ele também defende que a ida do trem de passageiros até César de Souza vai melhorar a qualidade de vida no local e, principalmente, fortalecer o desenvolvimento das atividades comerciais e de serviços, o que reflete positivamente em toda a cidade.

“Os aspectos positivos são muitos, desde que seja um projeto moderno e em harmonia com o sistema atual de deslocamento, principalmente em razão das passagens de nível existentes no trecho entre Mogi e César de Souza”, pondera o presidente da ACMC.

Para o vice-diretor da regional Alto Tietê do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Renato Torquato Rissoni, a ampliação do transporte ferroviário de passageiros até César de Souza pode consolidar o distrito como um dos mais valorizados e atrativos para investimentos.

“A diversificação no transporte, seja para carga como para passageiros, é benéfica em vários aspectos, em especial na economia, agilidade e segurança. Com o crescimento do distrito, os estudos de planejamento e investimentos públicos devem contemplar o transporte ferroviário, que é um dos modais mais usados nos países mais desenvolvidos”, diz.

No entanto, Rissoni aponta a necessidade de outros investimentos para viabilizar o projeto. “Mas há de se ter a preocupação de melhorar o viário da região principalmente com viadutos, porque se hoje o trânsito já para com duas passagens de trem por dia, em média, pode-se imaginar o que vai acontecer quando tiver trem de 10 em 10 minutos. Isto serve também para a passagem do shopping”, alerta.

A sugestão de lideranças do distrito e de engenheiros para evitar o fechamento frequente das cancelas é o deslocamento da estação de trem para a área anterior à passagem de nível da avenida Ricieri José Marcatto.

Mobilização

A luta para expandir a circulação dos trens de subúrbio da CPTM até o distrito de César de Souza ganhou destaque na primeira edição especial de final de semana impressa do novo projeto de O Diário, que circulou no último sábado. A publicação mostra a campanha iniciada há 12 anos pela comunidade, lideranças de bairro e profissionais de vários segmentos, com apoio do jornal.

Potencial

Nas últimas duas décadas, César de Souza vem comprovando seu potencial de desenvolvimento com a atração de investimentos nas mais diversas áreas. Já reconhecido como polo industrial, o distrito ganhou reforço no comércio, com a implantação de supermercados como Semar e Shibata, lojas de grandes redes, a exemplo de O Boticário e da lanchonete McDonald’s, restaurantes da culinária típica mundial, com destaque para a portuguesa e japonesa, agências bancárias, escolas públicas e particulares de ensino regular, além de idiomas, associações esportivas e emissora de televisão (TV Diário).

fonte: https://www.odiariodemogi.net.br/cidades/expans%C3%A3o-do-trem-at%C3%A9-c%C3%A9sar-poder%C3%A1-fortalecer-com%C3%A9rcio-e-ind%C3%BAstria-1.2658