28/08/08 12h22

Expansão portuária vai exigir aporte de US$ 25 bi

Valor Econômico - 28/08/2008

O Brasil vai precisar de mais 105 berços de atracação e 22 milhões de metros quadrados de área para atender à demanda de cargas por volta de 2017, quando devem ser movimentadas 1,3 bilhão de toneladas nos portos brasileiros. Em 2007, o movimento somou 755 milhões de toneladas. Entre áreas portuárias e retroportuárias, essa infra-estrutura terá um custo estimado em US$ 25 bilhões. Nos últimos seis anos, os portos brasileiros cresceram 42,7% em volume, com o recebimento adicional de 226 milhões de toneladas de cargas, o que representou avanço médio anual de 6%. "O movimento portuário brasileiro cresce todo ano cerca de 45 milhões de toneladas, ou um porto de Santos a cada dois anos", afirma Marcos Antonio Vendramini Junior, sócio da VKS Partex Engenheiros Consultores. Com base em dados históricos e expectativas de mercado para os próximos anos, Vendramini estima que dentro de dez anos os portos brasileiros estejam movimentando mais de 800 milhões de toneladas de granéis sólidos, 260 milhões de toneladas de granéis líquidos e 200 milhões de toneladas de carga geral, inclusive conteinerizada. Esses valores representariam, no total, acréscimo de 547 milhões de toneladas sobre 2007. Pelo histórico apurado pela consultoria, entre 2002 e 2007 os portos de Tubarão (ES), Itaqui (MA) e Itaguaí (RJ) responderam por 60% do movimento brasileiro de granéis sólidos. "A tendência de escoamento por esse tipo de carga se dará pelos portos do Norte e Nordeste ou portos bem servidos por ligação ferroviária de alta performance, dada a elevada sensibilidade destes produtos ao custo do frete", diz Vendramini. Para os contêineres, cuja media anual de crescimento nos últimos 15 anos foi de 10,5%, chegando a picos de 14% e desempenho mínimo de 3%, foi verificada uma concentração nos portos de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Eles movimentam sete em cada 10 Teus (unidades de 20 pés) no Brasil, reflexo do desenvolvimento industrial desses estados. A tendência de expansão levaria ao crescimento da movimentação de contêineres no país. A distribuição dos 105 novos berços - "mantidas as condições institucionais e parâmetros legais vigentes" - seria dividida em 50% para portos do Norte e Nordeste, 35% para o Sudeste e 15% para o Sul.