15/08/22 11h57

Exportação de Máquinas e Equipamentos cresce 29% no ano

Usinagem Brasil

O setor de máquinas e equipamentos exportou US$ 5,6 bilhões no primeiro semestre deste ano, volume 29% superior ao mesmo período de 2021. O levantamento foi divulgado pelo programa BMS – Brazil Machinery Solutions, parceria entre a ApexBrasil e a Abimaq, que atua na promoção de empresas brasileiras no exterior, organizando missões empresariais e patrocinando suas participações nos principais eventos internacionais. 

Do total exportado, US$ 1,4 bilhão teve como destino o mercado dos Estados Unidos, com alta de 18% sobre o mesmo período de 2021. Destaque também para as vendas para a América Latina que passou a responder por 44% das exportações do setor com variação positiva de 37,2% – para os países do Mercosul o crescimento foi ainda maior: de 49%. Já para os países da Europa o aumento foi de 30,5%. 

Todos os grupos setoriais apresentaram crescimento nas exportações no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021. Os destaques ficaram com Máquinas para Agricultura, com alta de 48,9%; Máquinas Rodoviárias e de Construção, 29,6%; Máquinas para a Indústria de Transformação, com 20,7%. Embora menos representativo no total das exportações do setor, o melhor desempenho ficou com o segmento de Máquinas para a Indústria do Petróleo e Geração de energia, que cresceu 109,7%. 

De acordo com Patrícia Gomes, diretora de Mercado Externo da Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, “ações como as apoiadas pelo Brazil Machinery Solutions são bastante estratégicas, pois demonstram a importância do comércio exterior como parte determinante da política externa brasileira”. 

Ao longo do primeiro semestre, o programa levou empresas brasileiras para participar de 13 eventos no exterior. Entre os setores industriais contemplados no período estão os fabricantes de máquinas e equipamentos para os segmentos agrícola, avícola, metal-mecânico, têxtil, alimentício, plásticos e de mineração. 

“O BMS tem apostado em feiras, no desenvolvimento de estudos de mercado e em rodadas de negócios, aproveitando a demanda por participações internacionais e a mobilidade internacional facilitada. O incentivo às exportações – incluindo as pequenas e médias empresas do setor que são as principais responsáveis pela geração de emprego no país – traz resultados importantes à economia”, observa a executiva. 

fonte: https://www.usinagem-brasil.com.br/51469-exportacao-de-maquinas-e-equipamentos-cresce-29-no-ano/