03/06/16 15h29

Exportação é saída para tirar Brasil da crise, diz Márcio França na abertura do SP Export, da Investe SP, em Franca

Serviço itinerante ajuda mais de 150 empresários da região a exportar. Evento mobilizou setor produtivo da Cidade

Investe São Paulo

O Brasil precisa da exportação para sair da crise e gerar mais empregos. Esta foi a mensagem do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, na abertura do SP Export em Franca, nesta sexta-feira, 3 de junho, promovido pela Investe São Paulo, em parceria com a Apex-Brasil no Auditório do Senai.

Márcio França explicou como funciona o trabalho da Investe SP e afirmou "O governador Geraldo Alckmin viu de antemão que a exportação seria estratégica em um momento como este. O Brasil ainda exporta pouco com relação ao que produz. E São Paulo pode dar o exemplo que vai se espalhar por todo o País. Não basta procurar os mercados internacionais só quando o interno está em crise. É preciso desenvolver relações estratégicas e manter parcerias", ressaltou o vice-governador no evento, que contou a presença do prefeito de Franca, Alexandre Augusto Ferreira; de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e de mais de 150 empresários interessados em expandir seus negócios por meio da exportação.

O prefeito Alexandre Ferreira lembrou que Franca tem duas identidades, a do café e a do calçado − produtos completamente distintos, mas arraigados à história e cultura do Município. “Temos um histórico de liderança na geração de empregos e na sobrevivência de pequenos empresários, com o principal produtor de componentes para calçados do Brasil", disse, exemplificando a importância da exportação no desenvolvimento do município.

“Exportar é uma das soluções para diversos problemas econômicos, mas é, ao mesmo tempo, um desafio. Estamos aqui para desmistificar o comércio exterior, para fazer quem não exporta começar e quem já exporta aumentar mais ainda suas vendas fora do Brasil”, disse Ricardo Santana, gerente de Exportação da Investe SP. Gustavo Marques, do Sebrae, lembrou que é preciso quebrar os falsos paradigmas da exportação e assim abrir caminho para muitos empresários conquistarem novos mercados.

Os empresários presentes participaram depois do Seminário de Capacitação, com palestras e painéis com instruções importantes para ajudarem empresas da região a internacionalizarem-se. Também foram atendidos pelo Poupatempo do Exportador, que concentra, no mesmo espaço, a possibilidade de atendimento por diversas empresas e instituições essenciais nesse processo.

A iniciativa faz parte do programa de apoio às exportações paulistas SP Export, lançado em outubro de 2015 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. Seu objetivo é auxiliar pequenas, médias e grandes empresas a desenvolver novos negócios, ganhar competitividade e gerar empregos e renda por meio das exportações.

“Essa já é a terceira edição do programa, que tem sido um sucesso. Apostamos na internacionalização de empresas como propulsora da inovação e do desenvolvimento de negócios, e tenho certeza de que isso vai contribuir para o crescimento do País”, disse Juan Quirós, presidente da Investe São Paulo.

Participaram e apoiaram o evento a Associação do Comércio e Indústria de Franca (ACIF), Associação do Café de Franca e Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (Sindifranca).

O evento contou também com a parceria da Apex-Brasil; Fiesp/Ciesp; Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Desenvolve SP; Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadores e Exportadoras (CECIEX); Associação Brasileira das Indústrias Exportadores de Carne (ABIEC); Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC); Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ); Associação Brasileira de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO); Associação Brasileira de Indústria Têxtil e Confecção (ABIT).

No Poupatempo do Exportador, atuaram representantes da Investe SP, Sebrae, Correios, Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras (CECIEx), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Desenvolve SP, IPT, Sebraetec, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), Apex-Brasil, Fiesp/Ciesp.


Sobre o SP Export

Coordenado pela Investe São Paulo e criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação, o Programa Paulista de Paulista de Apoio às Exportações – SP Export – tem o objetivo de aumentar o volume de exportações de São Paulo, incentivar a cultura exportadora no meio empresarial paulista e ajudar as empresas do Estado a encontrar mercados estrangeiros para seus produtos e serviços.

O SP Export é realizado por meio de parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e integra o Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), conforme convênio assinado no final de 2015.

Estão incluídos no programa missões de empresas brasileiras para prospecção de mercados internacionais, apoio à vinda de potenciais compradores e exportadores estrangeiros e seminários de capacitação, além de atendimento gratuito por meio do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), da Apex-Brasil, e do Poupatempo do Exportador, iniciativa itinerante que leva serviços informações de diversas instituições distintas às principais regiões metropolitanas do Estado.


Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia cerca de 11.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados.

A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

Para mais informações, acesse www.apexbrasil.com.br.