Exportações barretenses para o Japão crescem 211% no primeiro bimestre
Jornal de BarretosDe acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), as empresas barretenses exportaram ao Japão nos dois primeiros meses deste ano 5,16 milhões de dólares, com incremento de 3,50 milhões de dólares ou 211,2% em relação ao mesmo período de 2024.
Com o avanço, o país asiático já representa 11,5% de todo o volume enviado ao exterior pelas empresas da cidade.
E este volume deverá se tornar mais expressivo ainda, visto que o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, propôs ações para acelerar a abertura do mercado japonês à carne bovina do Brasil.
O premiê sugeriu a formação de um grupo para o acompanhamento do setor e manifestou a disposição de enviar especialistas sanitários para coletar informações e avançar mais rapidamente para as próximas etapas de abertura do mercado.
O Japão importa cerca de 70% da carne bovina que consome, o que representa aproximadamente US$ 4 bilhões ao ano. Desse total, 80% são importados dos Estados Unidos e da Austrália, históricos aliados do país. No caso do Brasil, o processo de negociação para exportar a carne bovina ao Japão vem sendo conduzido há mais de 20 anos.