05/12/17 11h29

Exportações das microempresas crescem 10% em Jundiaí

Jornal de Jundiaí

A balança comercial de Jundiaí deve fechar o ano com acréscimo entre 18% e 22% nas exportações. Até outubro, o setor registrou o rendimento de aproximadamente US$ 479 milhões, superando o ano de 2016, que somou cerca de US$ 471 milhões. Um dos pontos de destaque desta balança comercial é o crescimento na exportação de pequenos negócios. De acordo com o diretor do departamento de Comércio Exterior do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Jundiaí, Marcio Ribeiro Júlio, os pequenos negócios do município devem registrar crescimento de 10% em relação ao ano passado.

O percentual está próximo dos números nacionais, que registrou um crescimento de 12% em 2016 na comparação com 2015, conforme estudo divulgado pelo Sebrae. Em 2016, as empresas de micro e pequeno porte alcançaram o recorde da série histórica em vendas de mercadorias para o exterior.

O foco das exportações das empresas de Jundiaí são os mercados da Argentina, Estados Unidos, Bolívia, Paraguai, Chile e China.

Para o próximo ano, a previsão do diretor de Comércio Exterior do Ciesp Jundiaí é de que a demanda para o mercado exterior continue forte, mesmo com um cenário de previsão de recuperação da economia nacional. “Será um ambiente propício para o primeiro investimento no mercado internacional”, declara.

Júlio destaca a parceria entre Ciesp e Sebrae para o incentivo na exportação para as micro e pequenas empresas (MPE), que representam 38% do total de empresas exportadoras no País.

Esta iniciativa de incentivo as MPE conta com acordo de cooperação técnica com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Nesta parceria, o Sebrae oferece todas as informações para o desenvolvimento do negócio e estudos para a primeira exportação, enquanto o Ciesp disponibiliza todo apoio nos processos burocráticos da documentação.

Os principais produtos exportados pelas microempresas são vestuário, calcados e pedras preciosas ou semipreciosas, enquanto as pequenas empresas se destacaram nas exportações de madeira serrada, obras de mármore e granitos e também na de pedras preciosas.