14/01/09 10h46

Exportações de frangos e suínos crescem e somam US$ 8,4 bilhões

DCI - 14/01/2009

Embora as exportações, de modo geral, tenham desacelerado em novembro e dezembro por conta da crise financeira, os setores de carne suína e de frangos bateram recordes em vendas externas no acumulado de 2008. Para o primeiro trimestre de 2009, no entanto, segue a expectativa de que a desaceleração se repita mensalmente, pelo menos até que os efeitos da crise sejam de fato dimensionados. O balanço anual de ambos os segmentos foram divulgados ontem. No caso dos suínos, a receita com exportações alcançou a cifra de US$ 1,48 bilhão pela primeira vez na história do setor, com a venda de 529,41 mil toneladas para o mercado externo. Em receita, houve crescimento de 20% em comparação a 2007 e, em volume, os embarques tiveram queda de 12,7% considerando o mesmo período comparativo, segundo os dados da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs). O aumento em receita ocorreu pela alta dos preços médios no mercado internacional. Entre outros motivos, a alta da carne suína decorreu da reação das cotações dos grãos, lembrou Rafael Palamar Blaca, analista da Safras & Mercados. Já a redução dos volumes exportados, segundo a Abipecs, foi resultado do bom desempenho do mercado interno, devido ao aumento de consumo da proteína. Quanto às exportações de carne de frango, registraram alta de 40% em receita, na comparação com o desempenho em 2007, e alcançaram US$ 6,9 bilhões em vendas externas com o embarque de 3,6 milhões de toneladas - crescimento de 11% em volume, segundo divulgou a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef). Dirigentes dos dois setores afirmam que vão pressionar o governo federal a trabalhar com mais força pela abertura de novos mercados. Os exportadores de frangos já definiram uma agenda prioritária para o setor, que reúne México, Indonésia, Malásia, Jamaica, Filipinas, Senegal e Argélia. É importante lembrar da recente abertura dos mercados da China e da Índia para a carne de frango brasileira, que já deverá resultar em negócios em 2009. Para este ano, o setor de suínos espera conseguir acesso aos mercados chinês, dos Estados Unidos, União Europeia e Japão, segundo informou ontem Pedro de Camargo Neto, presidente da Abipecs, no balanço divulgado.