28/12/11 15h48

Expresso Jundiaí-São Paulo já entra nos trilhos

Diário de S. Paulo

Governo reserva R$ 1 milhão para desenvolver em 2012 o projeto que vai ligar a cidade à Capital em 25 min

A  Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos divulgará no início de 2012 o edital de licitação para contratação da empresa responsável pelo projeto básico, executivo e de estudos ambientais do trem Expresso Regional, que ligará Jundiaí a São Paulo em 25 minutos.

No Orçamento da pasta para o próximo ano está destacado R$ 1 milhão para a elaboração do projeto, cujo traçado terá cerca de 45 km e contará com aproximadamente 14 km de túneis e elevados entre Perus e Várzea Paulista.

A obra, prevista para ser concluída até 2015, está avaliada em R$ 3 bilhões e terá participação da iniciativa privada. O cronograma de obras será definido a partir do novo projeto – um outro já foi desenvolvido há um ano.

O projeto atual fará a ligação entre as estações da Água Branca, na Capital, e de Jundiaí. Os trens alcançarão velocidade máxima de 160 km/h.

Linha 7-Rubi - No Orçamento do Estado para 2012 também será destinado R$ 101 milhões para investimento da linha 7-Rubi, que liga Jundiaí à Estação da Luz, em São Paulo. E já foi iniciado o sistema de suprimento de energia, além da reforma de subestações e cabines seccionadas.

A secretaria já publicou edital para modernização (reforma ou reconstrução) de 12 estações, incluindo Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Botujuru.

Em Várzea, o governo pretende construir uma nova estação. O edital de concorrência já foi publicado, mas não especifica valores.

A Prefeitura de Várzea Paulista já chegou a informar que a nova estação ferroviária da cidade será construída próxima do futuro shopping do município, que inclusive se chamará Estação Shopping. Pelo projeto divulgado pela Demac Construções, responsável pelas obras do shopping, há uma ligação entre o empreendimento e a nova estação por meio de passarela.