27/03/24 14h03

Fabricante de fertilizante vai se instalar em Itapetininga

Cruzeiro do Sul

O município de Itapetininga terá uma filial da empresa Equilíbrio, que atua no mercado de fertilizantes. O anúncio foi feito na quinta-feira (21), na sede da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, com a divulgação do investimento previsto de R$ 50 milhões. A nova instalação deve gerar 400 empregos, entre diretos e indiretos.

De acordo com a Prefeitura, a filial em Itapetininga também contribuirá para o fortalecimento do País no segmento de fertilizantes, uma vez que o Brasil ainda é dependente do mercado externo. Dados da Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda), apontam que mais de 70% dos fertilizantes usados na agricultura brasileira são importados.

Durante a reunião, também foi discutida a instalação de uma ponte de concreto com estrutura metálica pela Secretaria de Agricultura em Itapetininga. O projeto deve melhorar o escoamento da produção e as condições de vida da população.

Produção de soja

Itapetininga também é destaque quando o assunto é produção de soja. A produtividade média do município aumentou de 40 para 70 sacas por hectare em 10 anos. Em 2012, a cidade registrava 3,5 mil hectares plantados, passando para 25 mil hectares em 2022, um aumento de mais de 600%. Além disso, ocupa a terceira colocação no ranking estadual de produção do grão.

A expansão da produtividade de soja em Itapetininga impactou, diretamente, o setor de negócios dentro da agropecuária. Neste segmento, o município recebe ainda mais destaque, ocupando a primeira posição no Estado de São Paulo e a segunda no ranking geral, entre todas as cidades do Brasil.

 

Fonte: https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/regiao/2024/03/730909-fabricante-de-fertilizante-vai-se-instalar-em-itapetininga.html