10/03/10 10h17

Fabricante de revestimento prevê crescer 9%

DCI

As indústrias de revestimento e de produtos e acessórios para cozinhas e banheiros, reunidas na exposição conjunta Revestir e Kitchen & Bath, realizada em São Paulo, esperam crescer 9% em 2010. A previsão é do diretor superintendente da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento (Anfacer), Antonio Carlos Kieling: "O setor cerâmico para revestimento deve crescer 9% esse ano, impulsionado pelo crescimento de 15% da construção civil. Estimamos uma produção entre 780 e 790 milhões de m² de revestimento, para uma capacidade instalada de 800 milhões de m²". Kieling informou ao DCI que o forte crescimento do setor vai refletir na expansão na capacidade fabril: "a capacidade produtiva deve crescer entre 8% a 9%".

Quanto ao segmento de produtos para cozinha, a gerente de marca da GE Eletrodomésticos, Luciana Ferreira, informou que o Grupo Mabe (GE, Dako, Bosch e Continental) tem interesse no mercado brasileiro: "Estamos investindo para disputar a vice-liderança com a rival Electrolux no mercado brasileiro, principalmente entre produtos de refrigeração. A produção de fogões em Campinas, com capacidade para 2 milhões de unidades/ano, está bem atendida", explicou a gerente da marca G, Luciana Ferreira.

De acordo com a executiva, a companhia está expandindo as vendas internacionais: "Exportamos linhas completas para África do Sul, Uruguai e Paraguai, e complementos de linha para Chile e Argentina, onde o Grupo Mabe possui unidades fabris". O Grupo Mabe informou que com a aquisição da Bosch-Continental sua participação em linha branca evoluiu de 16% para 25% com 4,2 milhões de unidades produzidas.