18/09/08 15h07

Fabricante de tintas amplia investimento no Brasil

Gazeta Mercantil - 18/09/2008

Há dez anos no Brasil, principalmente nos mercados de tintas industriais e automotivas, a PPG comprou em 2007 a Tintas Renner, com fábrica em Gravataí (RS); lançou novas marcas - Magestic e Ideal - ; e vai investir US$ 18 milhões para ampliar em até 60% a capacidade de produção de tintas para o mercado imobiliário e de decoração. O objetivo é atender tanto ao crescimento da demanda da construção civil no Brasil como ganhar mercado em outros países da América Latina. Com as vendas no País crescendo na faixa dos 9% ao ano, a subsidiária brasileira da Sherwin-Williams, que sempre teve participação limitada no grupo norte-americano, se destacou como um dos países de maior crescimento. Além do Brasil e América Latina, a Sherwin-Williams possui negócios também na Europa e apenas agora está se colocando na China e Ásia em geral. "Pela primeira vez em muitos anos as vendas de tintas estão mantendo um ritmo sustentado de crescimento, acima do PIB. Os fatores que levam a esse bom desempenho são estruturais e não conjunturais, o que nos anima a prever que a demanda continuará firme e teremos bons resultados por vários anos seguidos", afirmou o presidente da Associação Brasileira das Fabricantes de Tinta (Abrafati), Dilson Ferreira. A entidade prevê alta de 7% nas vendas para este ano. No ano passado o faturamento das fabricantes de tintas em geral alcançou US$ 2,4 bilhões. Dados da Abrafati mostraram um crescimento de 9,4% no volume de vendas no primeiro semestre, para 350 milhões de litros. Na Eucatex, empresa conhecida pela sua produção de painéis de madeira para a indústria moveleira, as vendas da unidade de tintas imobiliárias indicam crescimento de 30% até o final deste ano. Atenta ao crescimento do mercado, a paulista Lukscolor fez no ano passado um investimento de US$ 3 milhões para ampliar em 33% a capacidade de sua fábrica em São Bernardo, para 11 milhões de litro ao mês, e conseguiu um aumento de 18% nas vendas de 2007 e deve manter o patamar este ano. Além da expansão no mercado imobiliário, puxado em boa parte por pequenas reformas, o mercado automotivo, outro grande consumidor de tinta, também impulsiona o setor. A área cresceu 14% no ano passado e deve ter alta de mais 10% neste ano.