11/05/10 11h51

Fabricantes de alimentos investem mais em lançamentos este ano

Valor Econômico

A indústria de bens de consumo resolveu tirar o atraso do ano passado e está lançando 30% mais produtos nesta edição da Apas 2010 - Feira Internacional de Negócios em Supermercados, que acontece até quinta-feira em São Paulo. A estimativa é de João Sanzovo, presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), que organiza o evento. Além de mais lançamentos, há também mais participantes. "No ano passado tínhamos 435 estandes na feira. Desta vez o número passou para 550", acrescenta ele.

Um desses novos expositores é a Massa Leve, que participa da feira pela primeira vez com o lançamento de uma linha de pratos prontos congelados. "Nossa meta é competir com a Brasil Foods, que concentra mais da metade desse mercado e dar uma opção tanto para o supermercadista, quanto para o consumidor", diz Rubens Ceragiolli, presidente da empresa. "Nossos produtos terão um posicionamento de preço de 10% a 15% menor que o das marcas líderes para que mais consumidores possam passar a comprar pratos congelados regularmente", acrescenta ele. A Massa Leve investiu R$ 10 milhões (US$ 5,7 milhões) no lançamento e na ampliação da fábrica, que mudou de São Bernardo do Campo para uma área maior em Rio Grande da Serra, na Grande São Paulo.

Multinacionais como a Nestlé no ano passado congelaram seus lançamentos e promoveram na feira apenas produtos que já haviam lançado nos meses anteriores ao evento. Desta vez, entretanto, a companhia suíça aproveitou a Apas 2010 para mostrar quatro novas linhas de produtos em primeira mão para o supermercadista, dentre elas o Nescafé Cappuccino, inspirados nos chocolates Classic, Alpino e os temperos prontos Arroz Ideal e Feijão Ideal.

A Castelo Alimentos, tradicional fabricante de vinagres, não lançou nenhum produto novo no ano passado. Mas agora, além de também estar lançando uma linha de temperos prontos, está trazendo para a feira sua nova linha de azeites importados de Portugal. "A empresa vai completar 105 anos em outubro e devemos crescer 8% este ano para alcançar um faturamento de R$ 53,7 milhões (US$ 30,7 milhões). Se continuássemos vendendo apenas vinagre, a Castelo não teria a envergadura que tem hoje", diz Marcelo Cereser, diretor da companhia.

Já o Grupo Mabel calcula estar lançando 10% mais produtos nesta edição da feira. "A empresa está crescendo muito este ano e nossa participação na feira reflete isso", diz Fabrício Ximenes, gerente de marketing da divisão GSA, responsável pelas linhas de refrescos em pó, temperos, lámen e mistura para bolo da companhia. A GSA espera vender este ano, segundo Ximenes, 45% mais em volume em 2010 em relação a 2009. O faturamento, desta maneira, deverá alcançar os R$ 90 milhões (US$ 51,4 milhões). Já a divisão de biscoitos deverá ter um crescimento de 10% no faturamento, que no ano passado foi de R$ 600 milhões (US$ 304,6 milhões), segundo Stanley Colombo, gerente de marketing. "Lançar produtos na feira é importante porque conseguimos aqui conversar com supermercadistas do país todo", afirma ele. O crescimento da feira, segundo o presidente da Apas, é reflexo do crescimento do setor.