19/05/09 10h05

Fabricantes de máquinas esperam repetir 2007

Valor Econômico - 19/05/2009

Com uma queda média de 62% no faturamento do primeiro trimestre, os fabricantes de máquinas-ferramenta buscam agora se recuperar para, ao menos, empatar o desempenho deste ano com o registrado em 2007. O principal desafio está na recomposição das carteiras de pedidos, que ainda estão em um patamar considerado razoável, mas sem apresentar perspectivas de melhora para o segundo semestre de 2009.

Segundo o presidente da câmara setorial de máquinas-ferramenta da Abimaq (entidade que reúne os fabricantes de equipamentos do país), Roberto Schaefer, o nível verificado no primeiro trimestre está próximo ao de dois anos atrás. "O ano de 2007 foi considerado bom. Agora, a questão é o número de empregos que o setor ampliou para atender a demanda do ano passado", afirmou o executivo.

Na opinião dele, os cerca de 150 fabricantes de máquinas-ferramenta associados da Abimaq devem intensificar os cortes de pessoal no segundo semestre. "Certamente algumas empresas vão fechar, outras vão enxugar o número de empregados. Nosso setor é a base da base", declarou Schaefer.

De acordo com os últimos dados divulgados pela entidade, o faturamento nominal do setor como um todo recuou 25,3% no primeiro trimestre quando comparado ao mesmo período do ano passado, totalizando R$ 13,6 bilhões (US$ 6,5 bilhões). O segmento de máquinas-ferramenta foi o que mais caiu, com queda de 62%, seguido pelo de equipamentos para madeira, em baixa de 61,4%.