24/10/12 10h17

FAPESP busca novas parcerias com Harvard

Agência Fapesp

O diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, reuniu-se no dia 22 de outubro com professores, dirigentes e estudantes da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, para explorar oportunidades de cooperação em pesquisa entre as duas instituições.

Em encontro com 15 professores e dirigentes de diversas áreas de conhecimento da universidade, como ambiente, medicina, engenharia, ciências sociais, artes e arquitetura, Brito Cruz falou sobre os diversos programas da FAPESP que financiam a vinda de cientistas estrangeiros ao Brasil e a ida de pesquisadores brasileiros para o exterior – uma das prioridades na política de internacionalização da Fundação.

Ênfase especial foi colocada sobre as Escolas São Paulo de Ciência Avançada, iniciadas em 2009 e que acabam de lançar sua oitava chamada, e o São Paulo Excellence Chairs (SPEC), programa ainda em fase experimental cujo objetivo é trazer pesquisadores de primeira linha para criar núcleos de pesquisa em universidades paulistas.

Ele também tratou de parcerias já existentes com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e outras universidades americanas e de outros países, nas quais relativamente pequenas quantias em financiamento são aportadas pelas duas partes com o objetivo de promover o intercâmbio de pesquisadores para projetos mais ambiciosos.

Brito Cruz também conversou com brasileiros em programas de pós-graduação oferecidos por Harvard. Alunos de saúde pública, políticas públicas, educação, direito e arquitetura também discutiram com o diretor científico da FAPESP sobre como ampliar o diálogo entre a Fundação e a universidade.

Essas reuniões foram realizadas durante a FAPESP Week 2012, que está sendo realizada na América do Norte em quatro eventos: Toronto (Canadá), Cambridge, Washington DC e Morgantown (Estados Unidos).