13/02/19 13h54

FAPESP e Conselho de Pesquisa da Irlanda anunciam acordo de cooperação

FAPESP

A FAPESP e o Conselho de Pesquisa da Irlanda (IRC, na sigla em inglês) anunciaram no dia 11 de fevereiro, em Londres, na Inglaterra, a assinatura de um acordo com o objetivo de promover a cooperação em pesquisa científica básica entre a Irlanda e o Estado de São Paulo.

Com validade de cinco anos, o acordo cobre todas as áreas do conhecimento e prevê a possibilidade de serem realizadas chamadas conjuntas para projetos de pesquisa. Um dos principais objetivos será promover colaborações que levem à apresentação de propostas de projetos de pesquisa colaborativas em programas de financiamento internacionais, particularmente o Horizon 2020 e seu sucessor, o Horizon Europe.

A parceria foi anunciada durante reunião entre dirigentes do IRC e da FAPESP realizada em Londres, durante a FAPESP Week Londres. O simpósio foi organizado entre os dias 11 e 12 de fevereiro com o objetivo de fortalecer os vínculos entre pesquisadores do Brasil e do Reino Unido e promover parcerias de pesquisa.

“As instituições mais intensivas e ativas internacionalmente em pesquisa do Brasil estão em São Paulo, portanto uma parceria com a FAPESP apresenta uma riqueza de oportunidades para pesquisadores irlandeses. Encorajo-os a se valerem disso: olhar além de seu próprio trabalho e buscar possíveis colaborações para compartilhar ideias e conhecimento em nível global”, disse John Halligan, ministro do Treinamento, Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento da Irlanda, sobre o acordo de cooperação.

O anúncio da parceria foi feito por Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, e Peter Brown, diretor da agência federal de apoio à pesquisa da Irlanda. Eles destacaram os ganhos que a parceria pode trazer para cientistas no Brasil e na Irlanda.

“Pesquisadores em São Paulo e seus colegas na Irlanda têm muito a ganhar trabalhando juntos em projetos de pesquisa avançada, acrescentando capacidades e conhecimentos de ambos os lados”, disse Brito Cruz.

“Numa economia cada vez mais globalizada, é vital que continuemos a oferecer oportunidades para pesquisadores na Irlanda colaborarem com pesquisadores em todo o mundo e desenvolverem ligações com seus pares internacionais”, avaliou Brown.

Apenas na União Europeia, a FAPESP mantém mais de 90 acordos de cooperação com universidades, instituições de pesquisa e agências de financiamento em 13 países.