17/05/21 12h27

FAPESP, SinBiose e CESAB lançam chamada de propostas

FAPESP

A FAPESP anuncia o lançamento de uma chamada de propostas para financiar reuniões científicas colaborativas de grupos de síntese. A chamada é lançada por meio do programa BIOTA-FAPESP, em parceria com o Centre for the Synthesis and Analysis of Biodiversity (CESAB), o Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (SinBiose) e o Centro de Estudos da Biodiversidade da Amazônia (Labex CEBA). 

O CESAB é um instrumento da francesa Fondation pour la Recherche sur la Biodiversité (FRB) e o SinBiose, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). FRB e CNPq apoiam grupos de pesquisadores que desenvolvem análises e sínteses de biodiversidade e serviços ecossistêmicos a partir de dados e conhecimentos existentes. 

O financiamento dos projetos selecionados será concedido a dois projetos inovadores que terão como objetivo gerar novas ideias, modelos, paradigmas ou teorias a partir da análise ou reanálise de dados existentes. 

Espera-se que grupos de trabalho colaborativos reúnam membros que compartilharão conhecimentos científicos, dados disponíveis e ferramentas de modelagem para abordar uma ampla gama de questões de biodiversidade na região Neotropical, em diferentes escalas espaciais e temporais. 

Os grupos de pesquisa devem incluir pesquisadores responsáveis filiados a instituições de pesquisa do Estado de São Paulo. 

Serão financiados, para cada grupo, quatro workshops de cinco dias cada (dois no CESAB, em Montpellier, e dois no Estado de São Paulo) para um máximo de dez participantes. 

Além disso, cada grupo selecionado terá a oportunidade de receber uma bolsa de pós-doutorado de 24 meses, financiada pelo CNPq, com recrutamento a ser feito pelos pesquisadores responsáveis após a seleção do projeto, de acordo com as normas do CNPq. 

Os grupos também receberão recursos para organizar pelo menos uma reunião virtual de uma semana. Além desta, espera-se que reuniões virtuais curtas regulares sejam realizadas durante todo o projeto, ainda que não financiadas na chamada. 

A chamada visa apoiar projetos de síntese de investigação nas áreas das ciências naturais e/ou humanas e sociais. Os projetos devem ser relacionados à temática da biodiversidade no domínio Neotropical, mas restrita aos biomas terrestres (incluindo sistemas aquáticos continentais, porém excluindo áreas marinhas) e às ilhas tropicais da América do Sul, América Central e/ou Caribe. 

Os grupos de pesquisa interessados deverão enviar formulário de pré-proposta preenchido em inglês, no formato PDF, para o e-mail [email protected] até 30 de julho de 2021, às 12h CET (8h de Brasília). 

O pesquisador responsável pela proposta no Estado de São Paulo deverá preencher o formulário completo e submetê-lo, com os demais documentos usualmente solicitados na modalidade Auxílio à Organização de Reunião Científica, por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe), até 10 de dezembro de 2021. 

A chamada está publicada em: https://fapesp.br/14906.

 

fonte: https://agencia.fapesp.br/fapesp-sinbiose-e-cesab-lancam-chamada-de-propostas/35876/