05/08/09 11h24

Faturamento da Nivea no Brasil cresce 13% até junho

Valor Econômico

No primeiro trimestre, a Nivea do Brasil teve alta de 17,4% nas vendas para o atacado, em relação ao mesmo período de 2008. No ano passado, já havia acumulado crescimento de 22%. Ontem, quando a multinacional alemã Beiersdorf divulgou seu desempenho no primeiro semestre, o Brasil foi novamente destaque. Em meio a resultados humildes, principalmente na América do Norte, o mercado nacional gerou vendas 13,2% maiores entre janeiro e junho.

A demanda tem crescido tanto e frequentemente que a empresa está até importando desodorantes da Argentina para suprir o mercado local. "A Beiersdorf deve anunciar investimentos novos no Brasil ao final de 2010", disse, ao Valor, Nicolas Fisher, presidente da Nivea do Brasil, sem dar detalhes, sobre a possibilidade de novas fábricas por aqui. A empresa investiu, em 2006, R$ 10 milhões (US$ 5,41 milhões) para ampliar a capacidade da fábrica que tem em Itatiba (SP). A meta era ter estrutura para crescer 15% ao ano até 2010. Mas a capacidade, ao que tudo indica, já está próxima de se esgotar.

No varejo, segundo Fisher, o crescimento da Nivea foi ainda maior. "Nossas vendas para o consumidor cresceram 22,1% no semestre em relação aos seis primeiros meses do ano passado", disse o presidente. Nos mesmos seis meses, as categorias em que a Nivea atua no Brasil tiveram alta de faturamento de 15,6%, segundo dados da Nielsen. Daqui até dezembro, a expectativa da empresa é fechar o ano com um aumento total nas vendas entre 15% e 20%."O segundo semestre é sempre melhor porque concentramos na segunda metade do ano a maior parte de nossos lançamentos, devido ao início do verão", explica Fisher.

A Nivea, segundo ele é líder de mercado em loções corporais e em produtos para a pele do rosto. Em protetores solares, desodorantes e em outras categorias em que atua a empresa está como segunda colocada na preferência do consumidor. Mundialmente, entretanto, a Beiersdorf, não teve um desempenho tão bom e acabou anunciando ontem resultados mais acanhados. O contraste entre resultados internacionais ruins e altas cifras de crescimento no Brasil têm sido uma constante no setor de cosméticos.