14/01/19 12h32

Faturamento das franquias deve aumentar 11% em 2019, diz associação

Segundo André Friedheim, presidente da ABF, redução de burocracia deve ajudar empreendedor

Folha de São Paulo

O setor de franquias começou 2019 confiante. Segundo André Friedheim, presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising), a retomada da confiança do consumidor e dos empresários vai resultar em mais pedidos de franquia.
A expectativa da associação é fechar o ano com aumento de 11% no faturamento do segmento, que tem hoje cerca de 2.800 redes no país, segundo projeção do fim do ano passado.
Como o setor deve se sair neste ano? A franquia tem um nível de risco menor, se comparada a negócios independentes. Houve um crescimento no número de candidatos a franquia no final do ano passado, e deve continuar forte agora. Voltou a confiança do consumidor e do empreendedor, que está investindo e querendo montar negócio de novo. Pretendemos aumentar o faturamento do setor em 11%.
Quais medidas do governo ajudariam as franquias? Temos que quebrar a burocracia. O governo já fala em impostos mais simples, isso ajuda. Hoje o pequeno empresário que monta uma franquia tem que ter contador, porque é uma loucura a quantidade de alíquotas e obrigações fiscais.
A burocracia também atrasa a abertura de empresas e o registro da marca de novas franqueadoras no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Quais áreas vão se destacar entre as franquias em 2019? A área de saúde, estética e beleza está crescendo, porque as pessoas estão mudando seus hábitos de consumo e se preocupando mais com isso.
Na parte de comida, a alimentação natural vai crescer, assim como a parte de delivery. Os franqueadores estão adaptando suas estruturas para o modelo de entrega e as franquias estão muito bem posicionadas nesse mercado,
porque têm muitas unidades, estão mais perto do consumidor, então conseguem ter uma logística mais barata. Outro destaque é o setor de educação e treinamento.
Qual ensinamento o ano de 2018 deixou para os pequenos empreendedores? Que a logística é muito importante para o processo de qualquer empresa. As pessoas agora estão colocando recursos nisso e desenvolvendo tecnologias para gestão de estoque, que antes era algo para o qual não se dava importância. Vimos que, se faltar produto durante uma semana, isso pode acabar com o resultado anual de uma empresa.