19/12/12 12h42

Faturamento deve atingir US$ 714,3 milhões

TodoDia

As empresas de tecnologia da informação e comunicação de Campinas deverão faturar R$ 1,5 bilhão (US$ 714,3 milhões) em 2012. O valor é 25% superior ao obtido no ano passado, que chegou a R$ 1,2 bilhão (US$ 571,4 milhões). O levantamento foi feito pelo Núcleo Softex Campinas - associação das empresas de software que atuam na cidade e no interior do Estado - com base na expectativa de faturamento de 140 empresas com sede na região. Em 2010, o faturamento foi de R$ 1 bilhão (US$ 476,2 milhões). A geração de empregos acompanhou a evolução dos negócios na região e o crescimento da quantidade de postos de trabalho também foi de 25%.
De acordo com Fábio Pagani, fundador e consultor do Núcleo Softex Campinas, o bom resultado é fruto da expansão das empresas no mercado interno, e também da manutenção dos níveis de exportação do setor. Apesar da crise da economia internacional, o tipo de produto exportado pelas empresas associadas, de alta tecnologia, não sofreu abalo significativo.
“Mesmo com um cenário internacional negativo e o agravamento da crise europeia, as empresas associadas continuaram exportando tecnologia de alto valor agregado”, afirmou Pagani. Segundo o consultor do Núcleo Softex, o resultado poderia ser ainda melhor não fosse a escassez de mão de obra qualificada. Existem atualmente 250 postos de trabalho disponíveis nas 140 empresas associadas que não são preenchidos por falta de profissionais capacitados.
Pagani ressalta que a proximidade do prefeito eleito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), com o cenário da tecnologia faz com que os representantes do setor estejam otimistas para os próximos quatro anos. “O novo prefeito já está ciente da existência de projetos importantes para o setor de TIC, como a ampliação dos programas de formação de profissionais e a criação de um polo tecnológico no Centro de Campinas, o que favorecerá as empresas e também contribuirá para a revitalização da região”, afirmou Pagani.
O Núcleo Softex Campinas tem como fundadores a Prefeitura de Campinas, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a Associação das Empresas de Software de Campinas, e atua em prol do desenvolvimento do setor tecnológico.