15/07/08 10h39

Feira na Inglaterra já rende US$ 1,2 bilhão para a Embraer

Gazeta Mercantil - 15/07/2008

China, México, Áustria e Arábia Saudita estão entre os novos compradores do jato 190 da Embraer na feira de Farnborough, que acontece na Inglaterra. Até o momento cerca de US$ 1,2 bilhão foram alcançados na venda de 32 unidades. Somente ontem foram anunciados 27 novas vendas. A Embraer firmou seu maior contrato até o momento com a Aeromexico, empresa aérea mexicana, que utilizará o jato 190 em seu programa de modernização da frota. Foram adquiridos 12 jatos, num valor aproximado de US$ 450 milhões. As novas aeronaves voarão pela subsidiária Aeromexico Connect, que já opera 28 jatos ERJ 145 e recebeu quatro jatos Embraer 190 desde novembro último. A NAS Aviation, da Arábia Saudita, confirmou a conversão de opções para vendas firmes de cinco jatos 190. O valor total do acordo, referido a preço de tabela, é de US$ 187,5 milhões e a empresa aérea possui ainda direitos de compra para mais 12 aeronaves do mesmo modelo. O início das entregas dos jatos Embraer 190 para a NAS está previsto para 2010. As aeronaves serão utilizadas pelas afiliadas do grupo NAS Aviation, complementando a atual frota de aviões de pequeno porte. A operadora Niki Luftfhart GmbH, da Áustria, do ex-piloto Niki Lauda, firmou um contrato para a compra de cinco jatos 190. O acordo inclui direitos de compra para outras cinco aeronaves do modelo 190 ou 195. O valor total do negócio é de US$ 187,5 milhões. As entregas estão programadas para o primeiro semestre do próximo ano. No último final de semana, a Embraer anunciou a negociação com a operadora regional chinesa Kun Peng Airlines Co. O contrato prevê cinco pedidos firmes do jato 190. O valor total do negócio é de US$ 187,5 milhões.