28/01/13 09h40

Feiras e congressos geram 3 bilhões

Brasil Econômico

Com uma oferta de 42 mil quartos de hotéis e 33 mil táxis circulando, São Paulo mantém a melhor infraestrutura turística do país, na opinião de Marcelo Rehder, presidente da SPTuris. Ele explica que o turismo de negócios ainda responde por 70% das ocupações dos hotéis na cidade, mas “lazer e entretenimento são a terceira maior motivação dos visitantes”.

Boa parte dessa motivação vem pela variedade de atrações culturais que a cidade oferece. Além da grande variedade de shows internacionais, espalhados por diversas regiões, São Paulo conta com nada menos que 110 museus, 260 salas de cinema, 160 teatros, aproximadamente 50 centros culturais, além de parques como o Ibirapuera e o Villa-Lobos.

Motor da economia

Rehder explica que o tripé negócios-eventos-cultura é um dos principais motores da economia paulista. “Eles são a grande vocação da cidade e movimentam mais de 50 setores.” O executivo explica que só o mercado de eventos movimenta por ano, cerca de R$ 3 bilhões na cidade, valor que deve ser ainda maior com os eventos esportivos de 2014 e 2016.

De olho no movimento extra que a cidade deverá receber no próximo ano com a Copa do Mundo de Futebol, o executivo explica que algumas medidas a fim de melhorar a infraestrutura e o acessos à informação dos turistas já estão em andamento.

Ele cita os investimentos feitos na nova sinalização turística e também a confecção dos guias temáticos da cidade. No Mercado Municipal, os comerciantes estão fazendo cursos de idiomas para poder atender aos turistas estrangeiros.

Um city tour oficial também deve ser implantado. “O objetivo é contribuir para o desenvolvimento profissional das pessoas que trabalham com o turismo e esse certamente será um dos legados da Copa.”