01/07/08 11h39

Férias de julho esquentam mercado

Gazeta Mercantil - 01/07/2008

O mercado de turismo está num processo de franco crescimento. Em 2007, os brasileiros fizeram 150 milhões de viagens pelo país, 9% a mais em relação a 2006. Para este ano, a expectativa do setor é de incremento de até 15%. E, as férias de julho, o segundo melhor momento do turismo no Brasil, sinalizam a continuidade da demanda e um significativo impacto do setor na economia, com destaque, também, para a grande procura pelos pacotes internacionais, barateados por um dólar baixo como em 1999. O turismo nacional é o grande motor do setor no Brasil. De cada R$ 5 (US$ 3,13) gerados em atividades turísticas, R$ 4 (US$ 2,5) saem do bolso dos brasileiros. No total, em 2007, o movimento chegou a R$ 51 bilhões (US$ 26,4 bilhões), sendo R$ 13 bilhões (US$ 6,74 bilhões) dos gastos dos estrangeiros. "O turismo nacional é a base de sustentação dos negócios, é nele que o empresário brasileiro adquire escala para receber o estrangeiro", diz Wilson Abrahão Rabahy, economista coordenador de projetos de turismo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Neste cenário, as férias de julho, junto com os meses de outubro e novembro, pontificam o segundo melhor momento do turismo brasileiro, só perdendo para a tríade dezembro, janeiro e fevereiro. As campeãs nas vendas são Porto Seguro, Fortaleza, Gramado, Natal e Porto de Galinhas. Segundo Álvaro Brito Bezerra de Mello, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), as cidades serranas como Petrópolis e Teresópolis e as estâncias hidrominerais, como Araxá e São Lourenço, também têm relevância.