10/07/09 10h46

Financiamentos do BNDES crescem 11% no 1º semestre

Folha de S. Paulo

O desempenho geral do BNDES no primeiro semestre deste ano registrou recordes e revelou aceleração no ritmo de investimento em todos os indicadores, o que levou o presidente do banco, Luciano Coutinho, a reafirmar que "o pior já passou". Foram desembolsados R$ 43 bilhões (US$ 22,3 bilhões) no período, com avanço de 11% em relação a igual período do ano passado, antes do pior momento da crise. Em 12 meses, a liberação de recursos atingiu o pico de R$ 96,6 bilhões (US$ 50,1 bilhões), 22% acima do valor liberado nos 12 meses anteriores.

"Não vencemos a crise ainda. Temos de trabalhar na consolidação do crescimento, mas são indícios alvissareiros", afirmou Coutinho. "O avanço nos investimentos indica que o país está se preparando para crescer sem pressão inflacionária quando a crise passar." Os dados permitem concluir que a romaria de empresários e executivos ao banco em busca de financiamentos também é recorde. As consultas, primeira etapa de qualquer pedido de financiamento, chegaram a somar R$ 111 bilhões (US$ 57,5 bilhões) neste ano, e R$ 207 bilhões (US$ 107,3 bilhões) em 12 meses. São taxas 40% maiores em relação a períodos anteriores.

A estimativa do BNDES é que os desembolsos em 2009 fiquem entre R$ 110 bilhões (US$ 57 bilhões) e R$ 120 bilhões (US$ 62,2 bilhões). No ano anterior, o total de financiamentos do banco atingiu R$ 91 bilhões (US$ 49,7 bilhões).

Na semana passada, o governo anunciou redução na taxa de juros de longo prazo, base para os financiamentos do banco, de 6,25% para 6% ao ano. Também foram prometidos cortes adicionais para linhas de exportação e compra de máquinas. Essas reduções, segundo Coutinho, devem chegar efetivamente ao banco nos próximos dias.