04/04/13 14h00

Firemon investe US$ 1 milhão na abertura de escritório no Brasil

Computerworld.uol

Filial, com sede em São Paulo, será porta de entrada da fornecedora de soluções de segurança da informação para outros mercados da América Latina.

O crescimento do mercado brasileiro de Tecnologia da Informação, com taxas anuais acima de 10%, segundo a IDC, estimulou a norte-americana Firemon a investir 1 milhão de dólares para operar no País. A fornecedora de soluções para gestão e análise de riscos da segurança de redes acaba de abrir um escritório em São Paulo.

A filial marca a entrada da Firemon na América Latina. A companhia já estava presente nos Estados Unidos, Ásia e Europa. Agora aposta no novo mercado para expandir seus negócios em 2013. Sua expectativa é movimentar 2 milhões de dólares na região no prazo de um ano, sendo que o Brasil deverá responder por cerca de 50% da receita.

A operação será comandada pelos executivos Newton Monteiro, que será o country manager da empresa para a região, e Marcelo Bezerra, contratado para ser o diretor técnico. Ambos têm experiência no mercado de segurança da informação e passaram por empresas como a ISS, que foi comprada pela IBM.

Monteiro informa que o alvo da Firemon são grandes clientes com a entrega de uma solução de segurança para reduzir o risco de ataques às redes corporativas. Ele observa que os ambientes de TI estão cada vez mais complexos, com roteadores, switches e firewalls de diversos fornecedores, desafiando os administradores e os gestores de segurança.

“Tem empresa que conta com 500 firewalls de quatro marcas diferentes”, constata Monteiro, destacando a dificuldade de gerenciamento com recursos humanos. A Firemon vem com a proposta de ajudar as companhias na administração das vulnerabilidades, simulando ataques e informando aos administradores de rede que decisões devem tomar.

Monteiro explica que as novas ameaças geram muito trabalho para as equipes de segurança, que precisam ser muito ágeis para aplicar todas as correções contra ataques. Em caso de seis servidores vulneráveis é possível fazer uma análise de riscos para priorizar os que devem ser corrigidos, exemplifica o executivo. A ferramenta da Firemon identifica essa necessidade e sinaliza mudanças das regras de configuração em tempo real contra invasões.

A Firemon vai atuar no mercado brasileiro via canal de comercialização. A empresa já credenciou o seu primeiro parceiro que é a Etek, especializada em segurança da informação. O plano da companhia é operar com uma rede de dez revendedores e um distribuidor.

Faz parte dos planos da empresa para o Brasil também a nacionalização de seus produtos. Monteiro informa que acordos de OEM serão firmados com indústrias locais para que suas soluções sejam vendidas integradas a servidores de grandes fabricantes.