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Fleischmann cresce 19% com produtos para consumidor final

Gazeta Mercantil - 27/06/2008

De 1931 até 2003, a Fleischmann teve sua imagem atrelada apenas ao fermento de pão no Brasil. Mas a situação tem mudado muito nos últimos anos. Desde que colocou no mercado sua linha para o consumidor final, que conta com misturas para bolos e pães, além de fermento químico, há cinco anos, as vendas dos tradicionais fermentos biológicos para padarias e restaurantes têm perdido cada vez mais espaço na empresa. Com o objetivo de ampliar as vendas dessas novas áreas ainda mais, a empresa acaba de finalizar a expansão da linha de produção de misturas para bolos. Além disso, lançará uma linha de sobremesas à base de ovos em setembro e também pretende expandir a empacotadora da fábrica de Pederneiras (SP) - que trabalha perto do limite -, até o fim do ano. Com a estratégia, os produtos de consumo devem terminar este ano fiscal, encerrado em junho, respondendo por cerca de 35% do faturamento, 15% acima do registrado no ano anterior. O fermento biológico, ainda o principal produto, representa os 65% restante. No entanto, como o mercado desse produto está estagnado, as atenções da empresa estão voltadas para a ampliação da linha de consumo. E a compra da Sóhovos, em dezembro de 2005, foi um importante passo nesse sentido, segundo Niva Sesana Gomes, gerente de marketing da AB Brasil, subsidiária do grupo inglês Associated British Foods (ABF) - detentora da Fleischmann no País. A nova linha de sobremesas que a empresa pretende lançar será à base de ovos e produzida na fábrica da Sóhovos, em Sorocaba - que produz apenas ovos processados até agora. O Brasil ainda representa pouco dentro do grupo. O ABF terminou o último ano fiscal, em junho de 2007, com receita de US$ 13,4 bilhões. A operação brasileira fechou o mesmo período com faturamento de R$ 219 milhões (US$ 113,5 milhões), sendo R$ 44 milhões (US$ 22,8 milhões) da Sóhovos. A AB Brasil encerrará este ano fiscal com faturamento de R$ 260 milhões (US$ 159,5 milhões), R$ 60 milhões (US$ 36,8 milhões) em vendas da Sóhovos.