08/04/13 12h10

Focem Auto qualificará empresas de autopeças

Portal ABDI

Cerimônia realizada na noite dessa quinta-feira (4), em Santo André (SP), marcou a adesão de 25 empresas do Grande ABC ao Projeto de Adensamento e Complementação Automotiva no Âmbito do Mercosul (Focem Auto). Executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e cofinanciado pelo Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem) o projeto conta, em São Paulo, com a parceria do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Nos próximos 14 meses as empresas selecionadas receberão consultoria individual e coletiva para a capacitação, qualificação e melhoria de processos de produção. Também terão acesso a um estudo atual do mercado, um manual de fornecimento e futuramente participarão de rodadas de negócios.

A meta do projeto, que beneficiará cerca de 100 empresas, é fortalecer a competitividade de pequenos e médios fornecedores de autopeças, por meio de capacitação tecnológica e acesso a oportunidades de negócios, de maneira a reforçar o comércio entre os países do Mercosul.

Além das brasileiras, participarão empresas argentinas, paraguaias e uruguaias e, nos próximos 14 meses, as empresas selecionadas receberão consultoria individual e coletiva para a capacitação, qualificação e melhoria dos processos de produção. Essas empresas também terão acesso a um estudo atual do mercado, um manual de fornecimento e, futuramente, participarão de rodadas de negócios.

“As empresas que fazem parte do Focem Auto têm a oportunidade de dar um salto de desenvolvimento, de aumentar a competitividade, a produtividade e de serem inseridas na cadeia produtiva de uma maneira mais sólida”, declarou o diretor da ABDI Otávio Camargo, presente na cerimônia.

O diretor da Agência ressaltou ainda que a ABDI irá trabalhar para que os resultados do Focem Auto contribuam com as metas do Plano Brasil Maior (PBM) e do Inovar Auto. “Embora a indústria automotiva no país seja forte e importante, parte das indústrias de autopeças têm sofrido fortemente com as importações. Queremos trazer atividades de desenvolvimento tecnológico para fortalecer a cadeia de autopeças brasileira”, afirmou.

Para o prefeito de São Bernardo do Campo e presidente do Conselho Intermunicipal do Grande ABC, Luiz Marinho, uma economia forte precisa de empresas brasileiras fortes. “Não dá pra falar de consolidação da economia com fragilidade nas cadeiras produtivas. Transformar o nosso parque industrial, melhorar a nossa competitividade, investir em inovação, em pesquisa, em tecnologia, buscar articular a inteligência que temos em cada cidade, região com as universidades e centros de pesquisa, serão nossos principais desafios”, destacou.

O Focem Auto conta com um orçamento de quase US$ 4 milhões (sendo cerca de US$ 3 milhões oriundos do Focem e US$ 1 milhão da ABDI) e tem prazo de execução de 24 meses. As empresas beneficiárias participarão de atividades como extensão tecnológica, treinamentos, oficinas, estudos de mercado, desenvolvimento de manuais e rodadas tecnológicas.

No Brasil, além das 25 empresas paulistas do Grande ABC, também integram o projeto 19 indústrias de autopeças do Rio Grande do Sul (RS). Em breve, serão divulgadas as empresas beneficiárias do Paraguai, da Argentina e do Uruguai.