24/04/09 10h34

Foco da holandesa Getronics volta-se para América Latina

Valor Econômico - 24/04/2009

A holandesa Getronics resolveu direcionar seus investimentos para a América Latina, na expectativa de que o desempenho econômico da região venha compensar o enfraquecimento dos negócios no Leste Europeu, onde a companhia concentra boa parte de suas operações. Até o fim do ano, a Getronics, especializada em terceirização de serviços de informática, planeja investir US$ 20 milhões na ampliação de sua estrutura no Brasil, no México e na Colômbia. A maior parte dos recursos será investida no Brasil, que hoje concentra 800 profissionais. Até dezembro, a previsão é de que o quadro de funcionários vai crescer 20%.

Na Europa, afirma Jos Schoemaker, diretor mundial de operações da Getronics, as projeções mais otimistas para o mercado de tecnologia da informação (TI) indicam um crescimento na casa dos 4% neste ano. No Brasil, a Getronics projeta um crescimento de 20%. Com o reforço das operações na América Latina, a companhia quer dar início a uma nova fase. Em agosto de 2007, a Getronics foi comprada pela empresa de telecomunicações KPN, numa transação de US$ 1 bilhão. A KPN é uma das maiores empresas de telefonia da Holanda, com faturamento de € 15 bilhões e 34 mil funcionários.

Schoemaker, que é o segundo homem no comando mundial da Getronics e braço-direito de Erik van der Meijden, executivo-chefe da companhia, afirma que a empresa vai ampliar seus escritórios em locais como Brasília, Minas Gerais e Bahia. Hoje a Getronics está presente em nove Estados e 70 cidades do país. A briga pelo mercado envolve pesos-pesados da indústria de informática. No dia a dia, a Getronics encara a concorrência de companhias como IBM e Hewlett-Packard (HP), que recentemente ganhou musculatura no mercado de terceirização de TI ao adquirir a EDS.