25/04/18 13h46

Ford investe em Taubaté para fabricar novos motores e transmissões

Equipamentos e processos implementados colocam a unidade no padrão da indústria 4.0

Investe São Paulo

A Ford anunciou nesta quarta-feira, 25 de abril, um investimento no seu complexo industrial de Taubaté. O centro, do Vale do Paraíba, passou por uma modernização de sua linha de produção e qualificação de funcionários. Entre as novidades estão: a instalação de 30 robôs e uso da tecnologia de rastreamento QR Code na linha de motores; 19 robôs e solda a laser na unidade de transmissões.

A Investe São Paulo assessorou a empresa na apresentação do projeto de investimento à Secretaria da Fazenda para enquadramento no Pró-Veículo, programa estadual que permite a utilização de crédito acumulado de ICMS em investimento produtivo a ser realizado no Estado. A agência de promoção de investimentos tem atuado em proximidade das montadoras e produtoras de autopeças para manter o Estado de São Paulo como referência nacional na produção de veículos.

A unidade da Ford, localizada a 130 km da capital paulista, completou 50 anos de operação com uma sólida tradição na fabricação de motores, transmissões e componentes automotivos para o Brasil e América do Sul, e para outros importantes mercados mundiais. Com o investimento, o complexo passará a produzir dois novos produtos: um motor 1.5 e uma transmissão manual de cinco velocidades.

Com potência de 137/130 cv e torque de 158/153 Nm (com etanol/gasolina), o novo motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros produzido pela Ford em Taubaté tem um desempenho que supera inclusive propulsores de quatro cilindros e maior cilindrada. É, também, mais econômico no consumo de combustível, com classificação A no Inmetro/Conpet.

A nova transmissão manual MX65 de cinco velocidades incorpora vários avanços construtivos que contribuem para aprimorar a eficiência e a dirigibilidade do veículo, aproveitando ao máximo a potência do motor e utilizando um processo de manufatura mais enxuto, pesando 8 kg a menos que a transmissão IB5 (atualmente utilizada). Além do Brasil, é fabricada também na França e na Índia.

O Complexo Industrial da Ford em Taubaté tem hoje capacidade instalada para a produção anual de 500 mil motores 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros e Sigma, e de 440 mil transmissões dos modelos iB5 e MX65. Conta também com uma fundição de alumínio, com capacidade de 220 mil cabeçotes por ano e emprega aproximadamente 2.300 pessoas entre funcionários Ford e fornecedores.

Sobre a Ford

A Ford Motor Company é uma produtora de automóveis fundada em 1903 por Henry Ford em Dearborn, nos Estados Unidos, constituída pelas marcas Ford, Lincoln e Troller. A empresa foi a primeira indústria automobilística a se instalar no Brasil, em 1919. No País, possui hoje fábricas em Camaçari, São Bernardo do Campo, Tatuí e Taubaté.