01/11/12 14h28

Ford já produziu 500 mil motores Sigma em Taubaté

Automotive Business

Propulsores 1.6 equipam novo EcoSport e outros modelos à venda aqui e na América

A Ford atingiu em Taubaté (SP) a produção de 500 mil motores Sigma 1.6, que atualmente equipam os modelos Focus, New Fiesta e o novo EcoSport na América do Sul e também o New Fiesta na América do Norte. O propulsor tem duplo comando, quatro válvulas por cilindro e versões a gasolina e bicombustível.

Para o lançamento da família Sigma no Brasil, a Ford construiu uma nova unidade, inaugurada em 2009. A fabricação nacional do Sigma implicou investimento de R$ 600 milhões. O motor utiliza alumínio no bloco, cabeçote, cárter e pistões. Também é produzido na Inglaterra e na Índia e equipa modelos como a minivan Ford C-Max, o utilitário esportivo Ford Kuga e o Mazda 3.

Segundo a Ford, a linha de motores Sigma em Taubaté é a mais extensa da América Latina, com um quilômetro de comprimento. Todos os propulsores passam por um teste a frio, com ar comprimido, para verificação do funcionamento e seus centros de usinagem podem realizar várias operações em sequência ou ao mesmo tempo, com ganho de precisão e tempo.