18/03/09 14h49

Fosfertil manterá ritmo de investimentos

Valor Econômico - 18/03/2009

Apesar de acusar os reflexos da guinada para pior do mercado brasileiro de fertilizantes no quarto trimestre de 2008, a Fosfertil, manteve-se no azul no período e encerrou o ano com lucro líquido consolidado de R$ 772,7 milhões (US$ 422,2 milhões), 74% superior ao resultado apurado em 2007. Em todo o ano passado, turbinada por aumentos no volume de vendas e nos preços nos três primeiros trimestres, que acompanharam a evolução observada no mercado internacional, a receita líquida consolidada da companhia foi a R$ 3,43 bilhões (US$ 1,9 bilhão), um crescimento de 41,6% em relação a 2007 Com boas perspectivas em relação ao desempenho do agronegócio brasileiro em 2009, já embasadas pelo melhor desempenho das vendas no primeiro bimestre - a tendência é que os estoques encerrem o primeiro trimestre em patamar 38% menos que em dezembro -, a Fosfertil garante que manterá seu ritmo de investimentos. "Desde que exista crédito, a agricultura poderá ter melhor rentabilidade. Sendo assim, nossos investimentos e projetos em estudos seguem em bom ritmo", disse Lopes. O principal plano em andamento é o Projeto Salire, em Patrocínio (MG). Com aporte de R$ 2 bilhões (US$ 870 milhões), o projeto prevê a abertura de um complexo de mineração de rocha fosfática e a construção de um complexo químico adjacente. Na também mineira Uberaba está em curso um projeto de ampliação da produção orçado em R$ 462 milhões (US$ 201 milhões), que deverá ser concluído em 2010. Outras melhorias nos complexos industriais da Baixada Santista (SP) e de Araucária (PR) também estão mantidas.