29/05/20 11h40

Franquia Ecoville começa a vender produtos de limpeza no site da Centauro

Essa é a primeira aposta da franquia no ambiente digital. Entregas serão realizadas pelas lojas da rede

Pequenas Empresas e Grandes Negócios

Os produtos de limpeza fabricados pela rede de franquias Ecoville já podem ser comprados no marketplace da varejista Centauro, conhecida por vender artigos esportivos. A parceria começou há cerca de 15 dias e acelerou os planos da rede franqueadora de ter presença online. De acordo com a Centauro, é a primeira vez que a empresa abre o canal para venda de itens não relacionados a práticas esportivas.

“A pandemia ajudou várias empresas a tirar projetos do papel e executá-los rapidamente. Uma negociação com marketplace, em outros tempos, levaria cerca de três meses. Fizemos tudo em 15 dias”, diz o CEO da Ecoville, Leonardo Castelo.

A negociação aconteceu por intermédio de um mentor que havia conhecido o case da franquia há dois anos, em um evento da Endeavor, e colocou Castelo em contato com a Centauro. “Vimos como uma oportunidade de trazer visibilidade e conhecimento para a marca, até por estarmos aprendendo a lidar com o mundo digital”, diz o empreendedor.

Logística será feita por franqueados

Como se trata de um marketplace, a Ecoville é responsável pela atualização de informações dos produtos e pela parte logística. O investimento, de acordo com ele, foi mais de tempo do que de dinheiro. "A Centauro foi generosa na negociação", afirma.

Nesses primeiros dias, as lojas próprias têm feito as entregas, mas a ideia é que toda a rede de franqueados entre no circuito. No total, são 330 unidades em 23 estados brasileiros – 75% já estão reabertas. “Produto de limpeza tem baixo valor agregado, a grande chave está na logística, que só se viabiliza porque envolve toda a rede e porque já temos capilaridade”, diz.

A pandemia trouxe queda de vendas e reinvenção em tempo recorde para os franqueados da Ecoville. Com as lojas fechadas, eles precisaram acionar clientes pelos cadastros e apostar todas as fichas no delivery. Depois, algumas das lojas reabertas relataram uma procura massiva por produtos, creditada a uma maior preocupação do consumidor com a higienização de ambientes. “Tivemos um crescimento grande das vendas, algumas franquias chegaram a dobrar o faturamento”, afirma o empreendedor.

Venda em marketplaces é projeto antigo

Apesar de só ter se concretizado agora, os planos para colocar os produtos em marketplaces já estavam na mesa de Castelo havia algum tempo. No último ano, a rede vinha negociando com diversas plataformas, mas não encontrava preços que ajudassem a fechar a conta. Isso deve mudar, de acordo com ele.

“A percepção agora é que eles [marketplaces] também precisam baixar um pouco as margens para viabilizar projetos que não se sustentavam antes. Voltamos a conversar com Rappi, Magalu e outras plataformas, e vemos a Ecoville se tornando uma empresa muito mais inserida no digital.”

O franqueador adianta que novas plataformas podem receber os produtos em até 30 dias. Ele, no entanto, não arrisca dizer quanto das vendas deve vir de plataformas digitais no futuro.

No online, o cliente é outro

Um dos aprendizados que a rede já teve é que o cliente do marketplace não é o mesmo das lojas físicas. Dessa forma, é preciso aprender a se comunicar com essa nova persona, que busca por praticidade em vez de experiência, por exemplo. “Vai desde como se posicionar a como passar emoção de forma digital. Para a gente, significa uma reinvenção total de como se comunicar com o cliente.”

A área de desenvolvimento de produtos também já tem trabalhado em lançamentos inspirados na modalidade de vendas online, como produtos mais concentrados, com menor teor de água, por exemplo, mas ainda requerem liberações da Anvisa, de acordo com Castelo.