01/09/09 10h09

FSB investe US$ 25 milhões na produção

Valor Econômico

A família Rothschild, de imigrantes alemães, começou no Brasil produzindo artigos de papelaria, com a Brindes Pombo, que ficou famosa por suas agendas. Mas foi um negócio menor, a casa de chás Vally, iniciado em 1937, que a colocou no promissor mercado de alimentação fora do lar ("food service"). Nos anos 80, a Vally passou a atender ninguém menos que o McDonald's, para quem começou a produzir as tortinhas fritas com recheio de frutas. Daí iniciou a fabricação de casquinhas de sorvete ao gigante do fast food, até que se tornou a fornecedora oficial de todos os seus pães, por meio de outra empresa da família, a Interbakers. Em 2003, Vally e Interbakers formaram uma joint venture com a Fresh Start Bakeries, que já atendia o McDonald's mundial, criando a FSB Foods. No ano passado, a FSB foi totalmente incorporada pela Fresh Start Bakeries.

Mas, desde 2003, a FSB decidiu expandir sua carteira de clientes para além de Ronald McDonald: agora, seus produtos estão também no Giraffa's, no Bob's, na Starbucks e na Casa do Pão de Queijo. Não por acaso, a produção das suas três fábricas (em São Paulo, Osasco e Juiz de Fora-MG) não é mais suficiente. "Vamos investir US$ 25 milhões em uma nova fábrica, que deve começar a operar em 2011", afirma o gerente de desenvolvimento de negócios da FSB Foods, Jean Louis Belo Gallego.

O local da nova planta, onde serão produzidos itens de panificação e confeitaria, ainda não foi escolhido, mas deve ficar no Sudeste, segundo Gallego. A empresa está interessada não só em oferecer novos produtos aos atuais clientes (atende também as fabricantes Sadia e Tok Take, com o fornecimento do pão microondável do lanche pronto, lançado em 2008), como aumentar sua carteira. "Nosso foco agora está nas redes de cafeteria e de lojas de conveniência", diz Gallego.

Com 350 funcionários, a FSB Foods deve registrar receita líquida de R$ 150 milhões (US$ 81,1 milhões) no país este ano, com aumento de 13%. "A área de novos negócios, onde estão todos os outros clientes que não são o McDonald's, significa um quarto da receita e deve crescer 35% este ano", diz Gallego. No Brasil, Charles Rothschild, segunda geração da família, continua no comando da FSB Foods e integra também o board mundial da Fresh Start Bakeries. A fabricação das agendas Pombo também se mantém, agora em parceria com a italiana Lediberg.