05/08/10 16h21

Gafisa corre para bater a meta de lançamentos no segundo semestre

DCI – 05/08/10

Com a expectativa de intensificar os lançamentos no segundo semestre, a Gafisa reiterou a meta de lançar entre R$ 4 bilhões (US$ 2,3 bilhões) e R$ 5 bilhões (US$ 2,9 bilhões) em 2010, após efetuar R$ 1,7 bilhão (US$ 971,4 milhões) entre os meses de janeiro e julho, que representou um aumento de 118% em relação ao mesmo período do ano passado. "A divisão de lançamentos durante o ano para Gafisa está em 40% e 60% em cada semestre, e em 30% e 70% para Tenda. Temos um pipeline de projetos suficiente para garantir a meta estipulada para o ano", explicou Wilson Amaral, diretor presidente da Gafisa, durante a teleconferência de resultados da companhia.

A expectativa da empresa é de que o segmento voltado para a baixa renda, representado pela Tenda, alcance a participação de 45% e 50% do total de lançamentos no acumulado do ano. Até o primeiro semestre, a participação da companhia alcançou 29%, contra 49% de Gafisa e 22% da Alphaville. "Esperamos acelerar os lançamentos no segundo trimestre com a sólida consolidação da Tenda", reforçou o executivo. Até junho, a companhia totaliza um estoque de terrenos avaliado em R$ 15,8 bilhões (US$ 9 bilhões), formado por 198 projetos em 21 estados. Deste total, 48% será destinado à Gafisa, 27% à Alphaville e 25% à Tenda. O acréscimo de terrenos até o final de junho foi de R$ 121 milhões (US$ 69,1 milhões).

Para melhorar o desempenho operacional da Tenda, a companhia investiu no aumento da padronização do processo construtivo, com a utilização de fôrmas de alumínio, que reduziu o custo de construção da companhia em 1/3. Também concluiu a implementação do SAP em junho, para aumentar a integração dos processos da empresa e diluir custos. No segundo trimestre, a companhia alcançou lucro de R$ 97,2 milhões (US$ 55,5 milhões), alta de 68,4% em relação ao mesmo período de 2009. No mesmo período, a receita líquida teve alta de 31,4%, para R$ 927,4 milhões (US$ 529,9 milhões), enquanto o resultado operacional medido pelo Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) avançou 65,3%, chegando a R$ 183,97 milhões (US$ 105,1 milhões), em valores ajustados. Entre abril e junho, as vendas contratadas da incorporadora atingiram R$ 889,761 milhões (US$ 508,4 milhões), com crescimento de 6,5% na comparação trimestral. No acumulado do semestre, as vendas aumentaram 25%, totalizando R$ 1,747 bilhão (US$ 998,3 milhões).