09/02/10 10h22

Gafisa fará emissão de US$ 555,6 milhões em ações

O Estado de S. Paulo

Se depender do bom humor dos executivos da Gafisa, a construção civil parece ter dado adeus à fase ruim deflagrada pela crise econômica global, que impactou fortemente nos negócios até meados de 2009. Ontem, no começo da noite, a companhia informou ao mercado que fará uma emissão primária de ações de cerca de R$ 1 bilhão (US$ 555,6 milhões).

Segundo o presidente da companhia, Wilson Amaral, o dinheiro em caixa será um reforço importante para aproveitar o bom humor do mercado e dos consumidores para adquirir terrenos (que deve absorver cerca de 35% dos novos recursos), turbinar o capital de giro (25%), investir nos lançamentos (20%) e fazer aquisições (20%). Como são ações primárias, os recursos serão usados integralmente no crescimento da companhia.

Com dinheiro novo, a empresa vai reduzir bastante o seu nível de alavancagem (valor da dívida líquida dividido pelo patrimônio líquido). Em 31 de dezembro, ela estava em 83%. Após a emissão, deve ficar abaixo de 50%. "Em período de forte tendência de crescimento, é bom a empresa não ter um endividamento alto", explica Amaral. Atualmente, a Gafisa (incluindo as empresas Alphaville, do segmento de luxo, e Tenda, de popular) atua em 21 Estados e 100 cidades.

A construtora e incorporadora terminou 2009 com R$ 1,424 bilhão (US$ 722,8 milhões) em caixa e vendas contratadas de R$ 3,248 bilhões (US$ 1,6 bilhão) - em 2008 foram R$ 2,5 bilhões (US$ 1,4 bilhão), o que representa, portanto, um aumento de 26%. Desse total, R$ 1,361 bilhão (US$ 690,9 milhões) vieram dos negócios da Tenda, que teve os negócios turbinados no ano passado pelo programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. As vendas avançaram em especial no último trimestre, com crescimento de 74% na comparação com o ano anterior. Amaral acredita que, neste ano, a participação da Tenda chegará a 45% - com até 80% dos negócios vindos do Minha Casa.