29/10/12 15h02

Galp investe mais de 200 milhões de euros na bacia de Santos

África 21 Digital

O bloco 11 da bacia brasileira de Santos absorveu até setembro quase metade de todo o investimento em exploração e produção por parte da companhia petrolífera portuguesa, que já produz mais no Brasil do que em Angola.

A portuguesa Galp Energia investiu nos primeiros nove meses deste ano um total de 204 milhões de euros só no bloco 11 da bacia marítima de Santos (BM-S-11), no Brasil, ou seja, quase metade de todo o seu investimento no período na área de exploração e produção petrolífera.

De janeiro a setembro o investimento nessa área de negócio foi de 433 milhões de euros, mais 225 milhões do que no ano passado, tendo aquele valor sido "predominantemente afecto às actividades de exploração e desenvolvimento no Brasil", segundo informa a Galp no seu relatório do terceiro trimestre, publicado esta segunda-feira.

No período de julho a setembro a companhia petrolífera lusa, que no Brasil opera em várias parcerias com a Petrobras, registou um investimento de 159 milhões de euros (mais 102 milhões do que no terceiro trimestre de 2011). "A continuação do investimento no bloco BM-S-11, no Brasil, absorveu 88 milhões de euros no período", indica a Galp.

Outro mercado que a petrolífera lusa destaca é Moçambique, que no terceiro trimestre absorveu 14 milhões de euros em investimentos, relacionados sobretudo com actividades de testes sísmicos e avaliações no complexo Mamba, onde a Galp já anunciou importantes reservas de gás natural.Desde o início do ano o investimento em Moçambique ascende a 47 milhões de euros.

Maior produção no Brasil alimenta lucro da Galp

No terceiro trimestre a Galp Energia registou uma produção média de 12,3 mil barris de óleo equivalente por dia no Brasil, um nível já superior aos 7,2 mil barris produzidos em Angola. No acumulado do ano a produção média no Brasil foi de 10,2 mil barris por dia e em Angola cifrou-se em 8,1 mil barris diários.

O crescimento da produção petrolífera no Brasil foi um dos principais motivos para a melhoria dos resultados da Galp Energia nos primeiros nove meses deste ano, como mostram as contas do grupo.

De janeiro a setembro a Galp teve um lucro, em base ajustada, de 277 milhões de euros, mais 57,2% do que nos primeiros nove meses do ano passado. No terceiro trimestre, isoladamente, o lucro da Galp cresceu 58%, para 98 milhões de euros.