Games brasileiros ganham o mundo e despertam interesse da indústria
Recentemente, o Pocket Bravery, da Statera Studio, foi anunciado como lançamento do PlayStation em 2023; em abril, a dona de Fortnite investiu em um estúdio nacional
ForbesO Brasil vem ganhando cada vez mais destaque internacional com sua indústria de games. No ano passado, as exportações de títulos de jogos desenvolvidos aqui cresceram 600% representadas por um total de 140 empresas participantes do projeto Brazil Games. A iniciativa é da APEX e da Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos). No total, a receita ultrapassou os R$ 10 bilhões (US$ 2 bilhões).
E os títulos seguem ganhando destaque. Nesta semana, a PlayStation anunciou que o Pocket Bravery, jogo de luta brasileiro, desenvolvido pelo estúdio Statera, chegará ao seu console em 2023. O título, inclusive, foi um dos destaques da EVO 2022, evento da Sony. O game foi inspirado em clássicos como Street Fighter e Fatal Fury e terá versões para PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series e PC.
Outro game brasileiro, em desenvolvimento, Camp Wars, de Pedro Caxa, também está despertando interesse, dentro e fora do Brasil. Em 2020, após decidir criar o jogo como forma de lidar com um período de depressão, Pedro postou o primeiro vídeo falando do projeto no TikTok. O conteúdo chegou a 1,5 milhão de visualizações em poucos dias. Já o segundo teve o dobro: 3 milhões, o que motivou uma vaquinha que arrecadou, à época, R$ 4,5 mil.
A repercussão e o dinheiro arrecadado foram os embriões para que o jogo recebesse, no final do ano passado, investimento do Itaú.
Destaque regional
O Brasil é o maior mercado de games da América Latina com uma receita estimada de R$ 11 bilhões em 2021 e um crescimento de 6% previsto para 2022, segundo a consultoria Newzoo, além disso, o país é destaque no consumo, mas também na contratação de profissionais especializados para a indústria.
A 9ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), principal levantamento do setor, revelou um crescimento de 2,5 pontos percentuais em relação ao ano anterior com 74,5% da amostragem da população do Brasil afirmando jogar em 2022. Ou seja, os brasileiros se consideram cada vez mais gamers.
Dona de Fortnite de olho no Brasil
Em abril, a Epic Games, dona de Fortnite, também voltou sua atenção para o Brasil investindo no estúdio brasileiro Aquiris, que desenvolveu títulos como Wonderbox: The Adventure Maker e Horizon Chase. O valor do investimento não foi divulgado, embora a Epic tenha revelado que entrará em um acordo de publicação de vários jogos com a Aquiris que cobrirá “futuros jogos multiplataforma não anunciados”. A Empresa afirma que o investimento representa uma grande apropriação na atual lista de projetos da Aquiris.
O CEO da Aquiris, Mauricio Longoni, disse que o poder de publicação da Epic e a estreita colaboração em tecnologia, inteligência de negócios e desenvolvimento de produtos ajudará a aumentar a qualidade e o alcance dos títulos.