12/08/22 13h43

Games brasileiros ganham o mundo e despertam interesse da indústria

Recentemente, o Pocket Bravery, da Statera Studio, foi anunciado como lançamento do PlayStation em 2023; em abril, a dona de Fortnite investiu em um estúdio nacional

Forbes

O Brasil vem ganhando cada vez mais destaque internacional com sua indústria de games. No ano passado, as exportações de títulos de jogos desenvolvidos aqui cresceram 600% representadas por um total de 140 empresas participantes do projeto Brazil Games. A iniciativa é da APEX e da Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos). No total, a receita ultrapassou os R$ 10 bilhões (US$ 2 bilhões). 

E os títulos seguem ganhando destaque. Nesta semana, a PlayStation anunciou que o Pocket Bravery, jogo de luta brasileiro, desenvolvido pelo estúdio Statera, chegará ao seu console em 2023. O título, inclusive, foi um dos destaques da EVO 2022, evento da Sony. O game foi inspirado em clássicos como Street Fighter e Fatal Fury e terá versões para PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series e PC. 

Outro game brasileiro, em desenvolvimento, Camp Wars, de Pedro Caxa, também está despertando interesse, dentro e fora do Brasil. Em 2020, após decidir criar o jogo como forma de lidar com um período de depressão, Pedro postou o primeiro vídeo falando do projeto no TikTok. O conteúdo chegou a 1,5 milhão de visualizações em poucos dias. Já o segundo teve o dobro: 3 milhões, o que motivou uma vaquinha que arrecadou, à época, R$ 4,5 mil. 

A repercussão e o dinheiro arrecadado foram os embriões para que o jogo recebesse, no final do ano passado, investimento do Itaú. 

Destaque regional

O Brasil é o maior mercado de games da América Latina com uma receita estimada de R$ 11 bilhões em 2021 e um crescimento de 6% previsto para 2022, segundo a consultoria Newzoo, além disso, o país é destaque no consumo, mas também na contratação de profissionais especializados para a indústria. 

A 9ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), principal levantamento do setor, revelou um crescimento de 2,5 pontos percentuais em relação ao ano anterior com 74,5% da amostragem da população do Brasil afirmando jogar em 2022. Ou seja, os brasileiros se consideram cada vez mais gamers. 

Dona de Fortnite de olho no Brasil

Em abril, a Epic Games, dona de Fortnite, também voltou sua atenção para o Brasil investindo no estúdio brasileiro Aquiris, que desenvolveu títulos como Wonderbox: The Adventure Maker e Horizon Chase. O valor do investimento não foi divulgado, embora a Epic tenha revelado que entrará em um acordo de publicação de vários jogos com a Aquiris que cobrirá “futuros jogos multiplataforma não anunciados”. A Empresa afirma que o investimento representa uma grande apropriação na atual lista de projetos da Aquiris. 

O CEO da Aquiris, Mauricio Longoni, disse que o poder de publicação da Epic e a estreita colaboração em tecnologia, inteligência de negócios e desenvolvimento de produtos ajudará a aumentar a qualidade e o alcance dos títulos. 

fonte: https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/08/games-brasileiros-ganham-o-mundo-e-despertam-interesse-da-industria/