14/12/10 14h19

GE compra empresa de equipamentos para pré-sal

Folha de S. Paulo

De olho no mercado brasileiro, a General Electric anunciou ontem que adquiriu a Wellstream, fornecedora de equipamentos para extração de petróleo e gás em águas profundas, por US$ 1,3 bilhão. A GE busca crescimento superior a 10% nos próximos cinco anos nesse setor, impulsionada pela descoberta de grandes reservas de óleo, especialmente no Brasil. A Wellstream fornece para a Petrobras desde o final dos anos 1990. Nos últimos anos, a empresa vem ampliando sua atuação no país, de olho no crescimento das encomendas do setor de petróleo e gás, especialmente para a camada pré-sal.

A estatal brasileira responde por grande parte do lucro da companhia, que atua no Brasil desde 2007, com fábrica em Niterói. A empresa produziu as linhas do primeiro projeto da camada pré-sal, o TLD (Teste de Longa Duração) de Tupi, na bacia de Santos. Além da Petrobras, a empresa já forneceu para a Chevron e para a Devon. A Wellstream também possui contrato, fechado recentemente, para fornecer equipamentos para a OGX, de Eike Batista.

"O Brasil é uma região-chave para a GE, e a aquisição da Wellstream demonstra nosso compromisso de longo prazo com essa região de alto crescimento", disse Claudio Santiago, presidente-executivo do setor de óleo e gás da GE. Santiago ainda reforçou que o compromisso da empresa com o Brasil se reflete nos investimentos da fábrica da empresa, em São Paulo, e em um centro de pesquisas, cuja inauguração está prevista para 2012, no Rio.

A holding norte-americana afirmou ainda que a aquisição faz parte da estratégia da empresa de investir em companhias de alta tecnologia e aumentar a presença em mercados emergentes. A GE havia tentado comprar a Wellstream em outubro. A proposta foi rejeitada por ser considerada baixa.