03/06/13 15h00

GE Transportation investe na retomada do modal ferroviário

Centro de manutenção instalado em Araraquara vai cuidar de 100 locomotivas da ALL durante 15 anos

Investe São Paulo

Existem ao todo 966 locomotivas na frota da ALL (América Latina Logística) no Brasil. A empresa tem a concessão de mais de 70% das estradas de ferro do Estado de São Paulo e um de seus postos de manutenção de locomotivas está localizado em Araraquara. A cidade foi sede da antiga estrada de Ferro Araraquara, eixo principal de transporte de cargas entre o Porto de Santos e o centro-oeste do Estado.

Hoje, a cidade, que está localizada na região central de São Paulo, está voltando a ser um polo ferroviário. A Randon, por exemplo, que também está sendo atendida pela Investe SP, escolheu Araraquara para instalar sua nova fábrica de vagões ferroviários e semirreboques canavieiros. Já a Brado criou por lá um terminal para operações logísticas com açúcar.

É lá também que a GE Transportation realizou um projeto pioneiro na América do Sul para atender a ALL de forma mais eficiente. A empresa norte-americana instalou, dentro de um dos antigos centros de manutenção da ALL em Araraquara, que estava desativado, um centro de manutenção exclusivo para locomotivas da companhia brasileira.

O contrato assinado entre a GE e a ALL é de longo prazo. A GE será responsável pela manutenção de 100 locomotivas da ALL durante 15 anos. “A tendência, daqui para a frente, é que um número cada vez maior de empresas do setor ferroviário se instale na região de Araraquara e São Carlos. A ferrovia é um modal de grande importância para melhorar ainda mais o sistema logístico do Estado”, ressalta o Presidente Investe SP,  Luciano Almeida.

“Além de ser estratégico para os nossos clientes, o projeto consolidou a autonomia tecnológica do mercado ferroviário. O apoio da Investe SP foi fundamental nesse processo”, afirma Márcia Gomes, diretora de Relações com o Governo da GE Transportation. A empresa investiu R$ 1,5 milhão (US$ 925 mil) no projeto, criando 20 vagas de emprego.