20/05/09 10h07

General Brands, de sucos, planeja crescer com chocolates

Valor Econômico - 20/05/2009

Maracanã, final da Copa do Brasil de 2004. Santo André 2 a 0 contra o Flamengo. Foi nessa partida, transmitida em cadeia nacional, que a marca de sucos em pó Camp - estampada na camisa do time azarão - ficou nacionalmente conhecida. O prestígio trouxe resultados à fabricante General Brands, que naquele ano viu seu faturamento saltar de R$ 40 milhões (US$ 19 milhões) para R$ 70 milhões (US$ 33,3 milhões) e teve sua imagem consolidada como fabricante de refrescos em pó. E assim seguiu, no mesmo segmento, lançando em 2007 sua linha de sucos prontos para beber. Mas em 2009 a General Brands decidiu dar um passo além, para tornar-se uma companhia de alimentos. "Estamos lançando nossa linha de chocolates, sobremesas e creme de avelã", diz Isael Pinto, presidente da empresa, com sede em Guarulhos (SP).A virada aconteceu em agosto do ano passado, quando a empresa comprou 50% da Divino Sapore, fabricante de chocolates de Campo Grande (MS). A Divino Sapore já fabricava há alguns anos - por meio de terceirização - o chocolate granulado que a GB vendia. "Junto com a linha de sucos, tínhamos também uma pequena produção de balas e confeitos, dentre eles esse chocolate granulado. Mas o negócio principal sempre foi o de bebidas", diz. Ainda hoje, 60% das vendas da GB vem de sucos. No total, a GB está aplicando R$ 10 milhões (US$ 4,8 milhões) na nova linha de produtos. A ideia é passar dos R$ 170 milhões (US$ 93 milhões) faturados no ano passado para fechar 2009 com algo entre R$ 210 milhões (US$ 100 milhões) ou R$ 220 milhões (US$ 105 milhões). O principal produto da linha de chocolate é a barra de 126 gramas, que está sendo apresentada esta semana a varejistas na 25ª Apas, a feira internacional de negócios em supermercados, que acontece até amanhã em São Paulo.