28/05/08 16h20

General Brands reforça linha de sucos prontos

Gazeta Mercantil - 28/05/2008

Depois de concluir a aquisição da fabricante de sucos prontos Beba Brasil, do grupo sucroalcooleiro Nova América, em setembro do ano passado, a General Brands, que produz a marca Camp, prepara forte expansão no mercado de sucos da categoria néctar. A empresa está transferindo todos os equipamentos da fábrica no interior de São Paulo para a sua unidade de produção em Guarulhos, na grande São Paulo, e pretende fechar o ano com produção de 20 milhões de litros, ante os 8 milhões de litros do ano passado, segundo Isael Pinto, presidente da General Brands. A receita com as vendas de sucos prontos deve ganhar importância dentro da empresa. A expectativa de Isael é fechar 2008 com faturamento de R$ 180 milhões (US$ 109,1 milhões), sendo que R$ 70 milhões (US$ 42,4 milhões) devem vir das vendas de sucos. Em 2007 as vendas do produto totalizaram cerca de R$ 50 milhões (US$ 25,9 milhões). Além de transferir a produção para Guarulhos, a General Brands também investirá R$ 10 milhões (US$ 6,1 milhões) em máquinas, equipamentos e divulgação para ampliar a capacidade e as vendas. Com a produção de 20 milhões de litros, Isael contou que a ocupação da fábrica seria de 60%, ou seja, ainda teria espaço para crescer nos próximos anos sem ampliar capacidade. "Queremos estar entre as três maiores marcas do mercado", afirmou o executivo. A missão não será fácil. Caso seja aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a compra da Del Valle pela Coca-Cola, que já possui a marca Minute Maid Mais (antiga Sucos Mais), a multinacional norte-americana deve acumular mais de 30% do mercado. Além disso, o setor - que movimentou cerca de R$ 1,2 bilhão (US$ 621,8 milhões) em 2007, segundo a General Brands -, possui empresas com forte presença no mercado, como o grupo Brasfanta, com a marca Sufresh e o Schincariol, que fez grandes investimentos na categoria no final do ano passado, com o lançamento da marca Fruthos. Segundo dados do grupo, a marca Fruthos possui 6% de participação de mercado em São Paulo. De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas não-alcoolicas (Abir), a produção de sucos ultrapassa 380 milhões de litros por ano.