29/04/08 14h12

Genérico vende 46% mais no trimestre

Gazeta Mercantil - 29/04/2008

As vendas de medicamentos genéricos cresceram 46,6% e somaram US$ 442,9 milhões no primeiro trimestre deste ano. Em reais a alta foi de 25%, informou a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos) baseada em dados do IMS Health, que acompanha as vendas do setor farmacêutico no varejo. Em volume o aumento foi de 14,8% com a comercialização de 59,2 milhões de caixas. Os números garantiram aos fabricantes de genéricos maior parcela do mercado brasileiro de medicamentos, passando de 14,6% de participação sobre o total para 15,6%, em volume. No trimestre a venda total de medicamentos somou 380,2 milhões de unidades, 7,2% acima do mesmo período do ano anterior. No faturamento houve igual crescimento de participação, um ponto percentual, informou o vice-presidente da Pró Genérico, Odnir Finotti. As vendas totais do setor alcançaram US$ 3,4 bilhões nos primeiros três meses deste ano, o que representa uma alta de 34,2% na comparação com o desempenho de igual intervalo de 2007. Em reais a alta foi de 13%, segundo o executivo. De acordo com Finotti, o fim das patentes e a conseqüente produção de genéricos de produtos como Sibutramina (para moderar o apetite) e Clopidogrel (para tratamento pós-enfarto) ajudou a elevar significativamente as vendas. Neste ano, o lançamento de outros genéricos com essas substâncias e também o crescimento na oferta de anticoncepcionais associadas ao maior poder aquisitivo da população deve garantir a continuidade do crescimento entre 15% e 20% tanto em volume quanto em receita, avaliou Finotti.