07/12/22 11h38

Geração de emprego na indústria do Alto Tietê cresce pelo sexto mês

De janeiro até outubro setor gerou mais de 2,5 mil novas vagas

Diário de Suzano

Pelo sexto mês consecutivo a indústria de transformação do Alto Tietê apresenta bom desempenho na geração de empregos. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), mostram que em outubro a região teve saldo positivo de 465 novas vagas.

O Alto Tietê é um dos principais polos industriais do Estado e reúne mais de duas mil empresas de diversos portes, desde pequenas fábricas até grandes multinacionais. O resultado do Caged de outubro coloca a Região como a quinta maior geradora de empregos entre as 39 diretorias do Ciesp espalhadas por São Paulo.

O acumulado de empregos gerados desde o início do ano alcança mais de 2,5 mil vagas. A indústria é responsável por mais de 72 mil empregos com carteira assinada na região, o que representa cerca de 25% dos postos formais de trabalho no Alto Tietê. O segmento também é o que possui a melhor remuneração entre os setores produtivos.

O diretor regional do Ciesp do Alto Tietê, José Francisco Caseiro, ressalta que os números positivos na geração de empregos são um termômetro para o setor. “A contratação das empresas reflete a melhora na produção industrial. Ainda enfrentamos os reflexos da pandemia de Covid-19 e da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, mas as empresas estão se estruturando para alcançar os níveis pré-pandemia e mais que isso, voltar a crescer de fato”, analisou.

De acordo com o Caged, no décimo mês do ano, os setores industriais que mais contrataram foram de manutenção de máquinas e equipamentos, borracha e plástico, além de máquinas e equipamentos.

O resultado da geração de empregos reflete ainda o número do Produto Interno Bruto (PIB) – resultado de todas as riquezas do País – divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que alcançou R$ 2,544 trilhões no terceiro trimestre. Percentualmente o indicador apresentou um avanço de 0,4% em relação aos três meses anteriores.

A indústria é uma das responsáveis por puxar este número com uma expansão de 0,8% ao lado de serviços com 1,1%.

Fonte: https://www.diariodesuzano.com.br/cidades/geracao-de-emprego-na-industria-do-alto-tiete-cresce-pelo-sexto-mes/67781/