01/03/12 14h12

Geração de emprego tem saldo positivo em janeiro

Cruzeiro do Sul

Indústria e serviços foram os setores que mais criaram postos de trabalho

O município de Sorocaba teve saldo positivo de 784 empregos no mês de janeiro, de acordo com dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged). Enquanto 9.188 pessoas foram admitidas com carteira de trabalho assinada, 8.404 foram desligadas no período. Seis dos oito setores de atividade econômica apresentaram saldo positivo na geração de empregos formais durante o primeiro mês de 2012. Em números absolutos, o setor que mais se destacou foi o da indústria de transformação com a criação de 343 vagas, seguido pelo de serviços (337 postos), construção civil (287), administração pública (38), agropecuária (20) e extrativa mineral (1). Na contramão, o comércio e serviços industriais de utilidade pública eliminaram 239 e 3 postos de trabalho respectivamente.

O saldo positivo no setor industrial é, segundo o vice-diretor regional do Ciesp, Erly Domingues de Syllos, reflexo de uma tímida retomada do crescimento do setor, que durante todo o segundo semestre do ano passado promoveu cortes de mão de obra direta e indireta. "Houve um declínio muito forte nas contratações a partir de julho. O cenário foi provocado pela forte importação e queda nas exportações, o que provocou a retração no setor. Dessa forma, para iniciar 2012, as indústrias começaram a reposição desse pessoal, mas isso não significa que a economia voltou ao crescimento normal", explica Syllos.

A previsão do diretor do Ciesp é que até o final do ano haverá saldo positivo com "suaves" contratações. "Haverá pequenas oscilações. Mas devemos fechar o ano com saldo positivo, principalmente, porque teremos a abertura da Toyota e mais doze sistemistas. Além da contratação direta, essas empresas acabam alavancando outros setores produtivos como comércio, serviços e construção civil", comenta.

O vilão de janeiro

Já o saldo negativo do setor Comércio, com variação negativa de 0,60% (foram contratados 2.156 trabalhadores e desligados 2.395), foi puxado pelo setor varejista, reflexo do desligamento de trabalhadores temporários contratados no final do ano para as vendas de Natal e réveillon.

"Historicamente, janeiro apresenta saldo negativo no emprego em função dos desligamentos de alguns temporários. No entanto, temos que observar que não está havendo desemprego. Já faz um bom tempo que nossa taxa de desemprego segue em torno de 5%, o que é muito bom se considerarmos que Sorocaba absorve bastante mão de obra de outras cidades vizinhas", analisa o economista da Associação Comercial de Sorocaba, Rafael Nochelli. Para 2012, o economista prevê um crescimento no comércio um pouco acima da previsão do PIB nacional. "Enquanto a previsão do crescimento do PIB é de 2 a 3%, o comércio de Sorocaba deverá crescer aproximadamente 5%", prevê.

No Brasil e em São Paulo

Os dados, que são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostram ainda que o saldo de emprego com carteira assinada no mês de janeiro foi de 118.895 novos postos de trabalho em todo Brasil, gerando um crescimento de 0,31% em relação ao estoque do mês anterior.

Um dado que chamou a atenção no levantamento do Caged é que o interior do País gerou mais do que o dobro de postos de trabalho formais do que as regiões metropolitanas. Enquanto os centros urbanos foram responsáveis pela criação de 25.653 postos no mês passado, o interior desses aglomerados contratou 52.593 pessoas com carteira assinada a mais do que demitiu no período.

Os dados do Estado de São Paulo indicam que a indústria e o setor de serviços foram os que mais puxaram o resultado positivo do mercado de trabalho formal em janeiro. O primeiro foi responsável pela geração de 15.666 postos. Já o setor de serviços abriu 14.698 postos.