31/07/09 15h26

Gestão puxa resultado do setor de tecnologia

DCI

O segmento de softwares de gestão, que desde o início da crise vem apresentando bom desempenho por proporcionar redução de custos e melhorar a produtividade nas empresas, puxou para cima os resultados do segundo trimestre do mercado de tecnologia da informação (TI) no País.

A empresa Compuware, uma desenvolvedora de soluções de gestão e que tem operações no Brasil, por exemplo, registrou faturamento de US$ 214,4 milhões, sendo o lucro líquido de US$ 52,7 milhões no segundo trimestre deste ano (primeiro trimestre fiscal de 2010 no calendário da empresa). Isso representa um aumento de 49% se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Segundo a empresa, o Brasil é responsável por 85% do faturamento da companhia na região da América Latina. Nacionalmente, a Compuware tem cerca de 120 clientes e três escritórios localizados entre São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, que empregam cerca de 90 pessoas. Nos outros estados do País, a empresa opera por meio de distribuidores e parceiros.

Na concorrência, a brasileira Sankhya, desenvolvedora de soluções para gestão empresarial, quer dobrar seu faturamento neste ano para R$ 20 milhões (US$ 10,5 milhões), além de expandir suas unidades de negócio, levando mais uma operação ao Rio de Janeiro.

Consolidada na região do Triângulo Mineiro, Goiás e Distrito Federal, a empresa vem colocando em prática sua estratégia para ampliar a atuação no País, que já resultou em um aumento de 300% nas vendas nos últimos quatro meses.