30/11/09 11h48

Gestão sustentável é essencial para 32%

Valor Econômico

Uma em cada três empresas (32%) tem a sustentabilidade entre os pontos essenciais para seus negócios. Essa busca do equilíbrio entre os aspectos econômico, social e ambiental na gestão promete avançar: outros 25% das companhias já possuem políticas e práticas de sustentabilidade em suas atividades e procuram agora integrar a visão em seus principais processos. A presença mais expressiva das preocupações com a sociedade e o ambiente no mundo corporativo foi detectada em pesquisa realizada pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) com suas associadas.

A adoção de práticas diferenciadas, segundo os entrevistados de 112 empresas, agrega valor ao negócio em várias frentes. Melhorias da imagem (20%), do capital humano e aprendizado organizacional (18%) e em processos de gestão (12%) foram alguns dos ganhos identificados.

O levantamento, orientado pelo ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP) Jacques Marcovitch, foi apresentado sexta-feira, em São Paulo, no evento de homenagem aos vencedores do Prêmio Eco 2009, iniciativa de reconhecimento das empresas que adotam práticas sustentáveis, realizada em parceria pelo Valor e pela Amcham. Para que a gestão voltada para a sustentabilidade evolua, alertou o professor, é preciso incorporar aos processos o empreendedorismo e a busca de soluções inovadoras.

A inovação para a sustentabilidade, considerada como um motor de evoluções, foi o principal aspecto dos 89 trabalhos, de 75 empresas, que concorreram na 27ª edição do Prêmio Eco em quatro categorias: modelos de negócios, projetos, processos e produtos. Em cada uma delas foram premiados três projetos - dois de grandes empresas (faturamento acima de R$ 100 milhões/US$ 58,1 milhões) e um de pequena ou média (receitas entre R$ 15 milhões/US$ 8,7 milhões e R$ 100 milhões/ US$ 58,1 milhões). Três jurados examinaram cada iniciativa e uma auditoria da BDO Trevisan finalizou o processo.

Os vencedores da edição 2009 foram: Codevasf, Klabin e Maubisa Agricultura (novos projetos); Cabanellos Schuh Advogados, Itaipu e Mars Brasil (processos); IntelCav, Artecola e Dedini (produtos); Surya Brasil, Santander e Natura (modelo de negócios).