21/08/07 14h30

Gigante dos refrigerantes avança em sucos

Valor Econômico - 21/08/2007

Nos últimos dois anos, o mercado de sucos prontos sofreu uma reviravolta sem precedentes na indústria de bebidas. De um grupo de empresas regionais que cresciam velozmente mas não chegavam a ameaçar a liderança da pioneira Del Valle, o segmento assiste a um novo cenário: o avanço da maior multinacional de refrigerantes no setor de sucos. A Coca-Cola já começou a mostrar a sua força com a marca Mais, rebatizada de Minute Maid Mais, que saiu de uma participação nacional de 6,9% para 9,5% no último ano. Agora, o mercado aguarda ansioso para saber o que acontecerá com a Del Valle - que continua na frente, mas está perdendo participação - quando a empresa e a marca estiverem sob o comando da gigante de refrigerantes. A Coca-Cola brasileira avançou rapidamente no mercado de sucos prontos. Em agosto de 2005, adquiriu a capixaba Mais e no final do ano passado comprou no México, em parceria com a Femsa - a sua maior revendedora na América Latina - a Del Valle, líder do setor no no Brasil. A compra, que foi aprovada com restrições pelo órgão antitruste do México, está sendo analisada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que ainda não marcou a data do julgamento.  Caso a venda seja aprovada integralmente, as duas principais marcas de sucos passam às mãos da Coca-Cola, que também tem o infantil Kapo. As três marcas juntas somam 33,8%, segundo dados da Nielsen de abril/maio. Até a decisão do Cade, a gestão das duas companhias, assim como as estratégias de marketing continuam separadas, segundo as empresas. A Coca-Cola está montando uma companhia com os 17 fabricantes para cuidar apenas das bebidas chamadas de não-carbonatados, onde será gerido o portfólio de novas marcas. Especialistas acompanham atentamente como a multinacional vai gerir duas marcas importantes como Minute Maid e Del Valle e evitar o risco de canibalizar uma delas.