04/02/09 10h35

GM deve produzir no Brasil carros que iria trazer dos EUA e México

O Estado de S. Paulo - 04/02/2009

Com a alta do dólar em relação ao real, a General Motors estuda produzir no Brasil três veículos que iria importar do México e dos Estados Unidos. Um deles é um utilitário esportivo (SUV) de pequeno porte, para disputar mercado principalmente com o EcoSport, da Ford. Esse modelo deve ser incluído no projeto Viva, uma família de veículos cujo primeiro membro, um carro compacto, será lançado no segundo semestre. O presidente da GM do Brasil, Jaime Ardila, diz que "avalia a possibilidade de produzir localmente pelo menos três modelos que antes considerava importar". Segundo ele, o real cotado acima de US$ 2 é competitivo tanto para exportações quanto para a produção local, em substituição às importações. O segmento de SUVs, lembra Ardila, é apropriado para o Brasil, mas a maioria dos modelos disponíveis são importados. Outro item que pode ser nacionalizado é o motor Ecotec, que equipa a nova versão do Captiva, importada do México. "É um motor econômico, ecológico e com bom desempenho", diz. "Se tivermos oportunidade de adaptá-lo para a tecnologia flex, poderemos fazê-lo." Além de favorecer a produção local, Ardila considera que o melhor estímulo para as exportações é a taxa cambial competitiva. Para ele, se o câmbio permanecer nos níveis atuais, o Brasil vai recuperar competitividade externa e, quando as condições internacionais melhorarem, a empresa estará pronta para reconquistar mercados perdidos. O executivo aguarda para o segundo trimestre a visita do presidente mundial da GM, Rick Wagoner, que deve anunciar a liberação de parte de um investimento de US$ 1 bilhão solicitado pela filial. Tudo será financiado com recursos próprios, diz ele, sendo parte por meio do BNDES. "Não precisamos de ajuda dos EUA". A matriz, porém, precisa dar aval ao projeto.