20/05/08 10h30

GM do Brasil vai crescer 30% e faturar US$ 11 bi

Gazeta Mercantil - 20/05/2008

A General Motors do Brasil, que prevê fechar este ano com faturamento de US$ 11 bilhões, quantia 29,41% superior aos US$ 8,5 bilhões registrados em 2007, estima vender 600 mil veículos no mercado brasileiro, o que, se efetivado, representará crescimento de 20,32% sobre o até agora recorde - 498.654 unidades - registrado em 2007. De janeiro até ontem a GM já emplacou 210.959 carros no Brasil, volume 32,5% superior a igual período do ano passado e a sua participação foi de 29,76% em um mercado que emplacou no mesmo período 1,379 milhão de veículos. Fritz Henderson, Chief Operating Officer (COO) da General Motors Corporation, afirmou que a estratégia da companhia para o Brasil é aumentar a capacidade diária de produção das suas fábricas com melhorias contínuas. Fritz Henderson não falou sobre novos investimentos para o Brasil, mas disse que o fato de já ter trabalhado na GM do Brasil (de maio de 1997 a 30 de junho de 2000) e de conhecer o mercado brasileiro facilita nas decisões globais. Neste período em que esteve no comando da GM do Brasil, Fritz Henderson participou da construção da fábrica da General Motors em Gravataí (RS), que neste ano, quando completa oito anos de atividades em 20 de julho, comemora a produção de 1 milhão de automóveis, dos modelos Celta e Prisma. Esta é uma das mais modernas entre todas as fábricas que a GM tem no mundo. Nesta unidade a tecnologia está presente não só no processo de produção, mas também no controle total das operações da fábrica, que utiliza sistema eletrônico para o recebimento e expedição de pedidos.