29/05/13 14h53

GM e prefeitura de São José anunciam acordo e possível parceria

Portal R3

O prefeito de São José dos Campos recebeu ontem,  terça-feira (28) o diretor de Relações Institucionais da GM, Luiz Carlos Moan, que anunciou o fechamento de um acordo com a administração municipal visando a atração de investimentos para a cidade.
De acordo com Moan, era essencial que São José dos Campos atendesse a quatro pilares para ter chances na concorrência internacional por R$ 2,5 bilhões de investimentos para a planta da indústria na cidade. Pela Prefeitura a montadora considera que foram atendidos os itens de incentivos fiscais, infra-estrutura para a readequação da fábrica e um distrito industrial para fornecedores. O último pilar da negociação deve ser definido amanhã com o sindicato dos metalúrgicos.

“Foi uma negociação bastante extensa, mas a preocupação maior da prefeitura com o crescimento da cidade envolvendo o desenvolvimento do complexo industrial da GM foi o ponto vital. Houve uma coincidência do objetivo de trazer um novo investimento, salvar o complexo industrial da cidade e beneficiar toda a comunidade aqui de São José dos Campos”, afirmou Moan.

Segundo o prefeito, a implantação de um distrito industrial é um investimento que deve beneficiar não só a GM, mas outros setores produtivos do município, uma vez que vai permitir a instalação de uma cadeia produtiva de autopeças colaborando para a geração de empregos.

“É um grande ganho para a cidade que vai receber fornecedores da GM, muitos deles de fora do país, que vão vir para São José dos Campos. Esse distrito industrial vai atender também a empresas de outros setores. É importante para a GM definir esse investimento porque ela precisa desse distrito industrial, mas quem vai ganhar mais com isso é a cidade, nós vamos ter um instrumento importante para atrair novos investimentos, novas empresas”, disse o prefeito.

Representantes da agência estadual Investe São Paulo também estiveram presentes na reunião. Na negociação o Estado se comprometeu a auxiliar a GM e o município na implantação do distrito industrial e na análise da infra-estrutura que se fizer necessária para o entorno da fábrica auxiliando no ganho de competividade para a empresa.