22/06/07 10h43

GM fortalece linha com motor 1.4 flex para aumentar rentabilidade

Gazeta Mercantil - 22/06/2007

A General Motors apresentou ontem em Atibaia (SP) as novas versões do Corsa (hatch e sedã) e da Montana com motor VHC 1.4 Econo.Flex. Eles se juntam ao Prisma, sedã pequeno que inaugurou a nova motorização e puxou a estratégia da GM de ampliar seus lucros repaginando e dando força a produtos não-populares - com motores acima de 1.0 litro até 1.8 litro. O departamento de vendas e marketing da GM posicionou Montana e Corsa para venderem mais na versão intermediária 1.4, derrubando o tradicional 1.0. Na linha 2007, o Corsa 1.0 hatch representava 82% das vendas. O restante era a de 1.8. Com a nova configuração já na linha 2008, cujas vendas começam agora, a 1.0 cairá para 46%; 53% dos modelos serão produzidos com motor 1.4 e apenas 1% com o motor 1.8. Sem discutir o avanço que é ter um motor mais limpo e econômico, a chegada do motor 1.4 representará ganho de R$ 3 mil em média em relação aos modelos 1.0. O Corsa hatch custa entre R$ 28,9 mil e R$ 33,9 mil. Já o 1.4 vai de R$ 30,9 mil a R$ 38,9 mil. O diretor de engenharia da GM do Brasil, Pedro Manuchakian, afirmou que o motor Econo.Flex representa evolução, já que motor de cilindrada menor tem a quase mesma potência de engenhos de maior cilindrada. Foram acrescidos 26 cavalos com o motor 1.4, que utiliza patente exclusiva da GM, a Very High Compression (VHS), sistema que permite funcionamento em regime de elevada rotação. No álcool, o 1.4 da GM atinge 105 cv e 99 cv a gasolina, ambos obtidos num regime de 6.000 rpm. Em relação ao 1.8, o Econo.Flex perde só 7 cv. O Econo.Flex recebeu um coletor de admissão em material plástico, que propiciou redução de 35% no peso do conjunto em relação ao similar. De acordo com Manuchakian, a calibragem do motor também permitiu uma melhor queima da gasolina e do álcool, o que representa uma evolução da tecnologia flex fuel. Em seu lançamento, o motor flex não conseguiu equilibrar a queima da gasolina e do álcool, fazendo com que ele rendesse menos nos dois combustíveis. Manuchakian afirmou que o lançamento de uma linha mais consistente de motores 1.4 é uma estratégia da GM para combater uma percepção no mercado de que a marca tem motores ‘gastões'. "Temos que produzir carros cada vez mais econômicos e eficientes", disse o engenheiro.